Olá Juliana Góis de São Bernardo do Campo / SP!

Estava confiante em responder com procissão a idade de Isaac, quando foi pedido por Deus em sacrifício. Mas no final da pesquisa no material que tenho a disposição, nada encontrei de concreto, os comentários deste fato, dão para Isaac diferentes idades. Mesmo a Bíblia no livro do Gênesis 22, fala apenas em filho não cita idade. O que nos faz a entender que o principal da narrativa não é ter conhecimento da idade do filho de Abraão, mas do significado do sacrifício de Isaac, na compreensão do que Deus quer para seu povo.

Desta forma Juliana, grave na sua mente o episódio e seu significado sem dar muito importância a idade de Isaac.

O que os comentaristas do episódio nos dizem.

- Issac não era um menino. (poderia ter 20 anos)

As maiorias dos comentaristas estimam que este episódio do sacrifício de Isaac tenha ocorrido no final da adolescência quando Isaac tinha vinte anos.

Ele era velho o suficiente para escalar uma montanha com uma carga de lenha nas costas. Já que ao pé da montanha permaneceram os escravos e os jumentos que carregavam a lenha e o material.

Isaac carregou a lenha para o fogo sacrifical até a montanha. Isso mostra que Isaac não é mais uma criança pequena.

Ele era velho o suficiente para escalar a montanha com uma carga de madeira nas costas.

- Isaac teria 33 anos de idade.

Muitos supõem que Abraão tinha 133 anos e Isaac 33.

Concluem dos acontecimentos de ainda sua mãe Sara estava viva, por carregar e suportar o material durante 3 dia, subindo a montanha do Moriá e pela tipologia bíblica interpretativa do fato.

Deus - Abraão.

Isaac - Jesus.

Rebeca -Igreja.

Isaac se casa com 40 anos de idade, portanto 7 anos depois de ser feito como cordeiro na montanha do Moriá.

Jesus morre com 33, também numa montanha, o monte Calvário e na cidade de Jerusalém. Por sinal Jerusalém se torna cidade símbolo.

- Ali acontece o sacrifício de Abraão.

- Neste local do sacrifício foi erguido o templo de Salomão

Acontece o sacrifício da Cruz. Cristo salvando a humanidade.

Observe o paralelo com o sacrifício de Cristo. Isaac carregou a lenha para seu próprio sacrifício, assim como Jesus carregou a cruz para o seu próprio sacrifício.

- Outros colocam 25 anos de idade para Isaac

A narrativa assim se apresenta após haver caminhado durante dois dias, avistaram o monte que Deus lhe havia indicado, o monte Moriá. Deixou então Abraão os dois criados no sopé do monte e subiu-o somente com Isaac (no cimo desse monte foi construído o Templo de Salomão). Levou para lá tudo o que precisavam, exceto a vítima, para o sacrifício. Isaac tinha então vinte e cinco anos. Ele preparou o altar, mas, não vendo vítima alguma, perguntou ao pai quem ele queria sacrificar.

Ainda encontramos 30 anos de idade para Isaac.

Muitos fazem cálculos difíceis, somando idade de Abrão, Sara e Isaac e chegam a concluir: Quando Isaac nasceu sua mãe Sara estava com 91 anos de idade e seu pai Abraão estava com 101, e quando Abraão completou 127 anos ele levou seu filho Isaac para ser oferecido como cordeiro em sacrifício, confirmando para Isaac uma idade de 30 anos.

- A literatura rabínica coloca 37 anos para Isaac no momento do sacrifício.

O livro de “Jasher 22:53” dos escritos rabínicos indica que teria acontecido o episódio do sacrifício de Isaac quando ele tinha  37 da vida, poucos dias antes da morte de Sara

 

Imagem: O Sacrifício de Isaac - Rembrandt