Olá Maria Tereza de Feira de Santan / BA!

Vou tentar dar uma resposta a sua pergunta, já que vivemos em um mundo onde o capital, juros, dinheiro etc, é muito valorizado.

A Bíblia no Antigo Testamento é clara: em Deuteronômio 23,20-22:

“20Não emprestes a teu irmão com juros, quer se trate de empréstimo de dinheiro, de viveres ou qualquer outra coisa sobre a qual é costume exigir um juro. Poderás fazer um empréstimo com juros ao estrangeiro; contudo, emprestarás sem juros a teu irmão, para que Iahweh teu Deus abençoe todo empreendimento, a fim de possuí-la” (deuteronômio 23,20-22) Bíblia de Jerusalém.

Maria Tereza, para o povo de Deus, os ensinamento são claros, ao irmão não se empresta a juros, poderás emprestar a juros ao estrangeiro, que não é teu irmão.

Esta é a antiga lei de Deus ao seu Povo no Antigo Testamento. O ensinamento de Jesus enviado do Pai, ele é muito mais humano, fala que a boa ação deve se estender a todos. Se teu irmão estrangeiro está em necessidade e precisa de ajuda, assim deverás ajudar sem querer obter vantagens. Estando ele em situação má ficaria mais fragilizado ainda.

Este é o ensinamento de Jesus.

Mas pensar como ele é o grande desafio, poucos sobrarão na nossa sociedade. Muitos bancários que procuram tirar o máximo possível nos empréstimos, muitos comerciantes na remarcação de suas mercadorias, são cristão. Ou ele não leram a mensagem de Jesus ou pular a página que fala da solidariedade ao irmão que esta em difícil situação.

Concluo com o pensamento do livro dos provérbio que fala do empréstimo com juros: 28,8;

“Quem multiplica seus bens com usura e interesse multiplica-os para o que tem pena dos fracos.” (provérbios 28,8) Bíblia de Jerusalém.

Aqui o autor entende que “os bens multiplicados injustamente”  não trarão proveito ao ganancioso, e no final deverão voltar aos pobres.