Olá Claudia Ap. Vaz de Ribeirão Preto!

 

A resposta encontramos no texto do livro do Êxodo 25,10. Neste texto encontramos a descrição de como deveria ser a Tenda e sua mobília. A Arca. Para a arca encontramos a seguinte citação em Êxodo 25,10:

 

“Farás uma arca de madeira de acácia com dois côvados e meio de comprimento, um côvado e meio de largura e um côvado e meio de altura.11 Tu a cobrirás de ouro por dentro e por fora, e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor.Fundirás para ela quatro argolas de ouro que porás nos quatro cantos da arca....” (Êxodo 21,10-12) Bíblia de Jerusalém.

 

Nota: 1 côvado equivale a 44 centímetros.

 

A dêscrição da ARCA DA ALIANÇA.

 

Tamanho da Réplica do Original da arca da aliança conforme as descrição da Toráh (pentateuco) no livro do Êxodo 25,10 com o tamanho extraído direto do original 2,5 côvados de comprimento, 1,5 côvados de largura e 1,5 côvados de altura.

 

Equivalente no sistema métrico decimal:

 

1,23 mt de comprimento

 

74 cm de altura

 

74 cm de largura.

 

Nota: A Arca da Aliança se tornou uma legenda, (muitos filmes tentaram criar histórias desta busca com a finalidade de encontrar a Arca) também grupos organizados tentaram em expedições arqueológicas encontrar o derradeiro lugar da Arca da Aliança que se encontrava no Templo de Jerusalém. As últimas notícias que temos é que a Arca da aliança foi roubada e o Templo saqueado pela X Legião Fretense na conquista de Jerusalém, e após a conquista foi levada a Roma como “despojo” de guerra. Esta imagem da entrada triunfal em Roma, do general Tito e Vespasiano se encontra esculpida no Arco de Tito em Roma.

Imagem: Arca da Aliança do Templo de Jerusalém