Olá Victoria Machado. Para responder a pergunta li os textos bíblicos, em especial o evangelho de Mateus, em busca de uma resposta. Mas não aparece. Olhei varias enciclopédias que trazem a biografia de Mateus, mas em todas as mesmas conclusões, só salientando o nome do Pai de Mateus, sendo ele Alfeu, e o local de morada, a cidade de Cafarnaum exercendo o trabalho de cobrador de impostos.

Não era costume dar importância ao nome da Mãe, nas genealogias que aparecem no Novo Testamento. Sabemos que o sistema social se caracterizava pela família patriarcal, onde a figura do Pai era o mais importante.

Nos comentários que falam de Mateus, aparece uma indicação, que possivelmente Mateus seria irmão de Tiago Menor. Foi um caminho para ver se conseguíssemos o nome da mãe de Tiago Menor.

“Tiago menor, filho de Alfeu, outro dos doze apóstolos (Mt 10,3; At 1,13)

Usualmente ele é identificado como Tiago Menor, filho de Maria (Mc 15,40) (Conf. O Novo dicionário da Bíblia, editora Vida Nova, pág. 1608-1609).

Considerando estes escritos podemos dizer que a Mãe de Mateus seria Maria, mãe também de Tiago Menor. (Mas a pesquisa continua).

Imagem:  Evangelista Mateus