Olá Wagner, Cachoeira / BA!

Nos escrios do Novo Testamento, encontramos Jesus, nomeado pelos evangelistas e membros das comunidades como Leão da tribo de Judá. Está imagem vem do Judaísmo e a comunidade cristã primeira era formada pela maioria de judeus. Por este motivo, muitos elementos do judaísmo foram incorporados na compreensão de Jesus como Messias esperado.

Qual o sentido da imagem do Leão nos escritos bíblicos?

O leão é o símbolo da Tribo de Judá, um dos filhos de Israel, e receberam de seu pai uma bênção especial. Gênesis 49,8-12 nos fala: Ele diz que os irmãos de Judá o louvarão e que a sua mão estará sobre os seus inimigos, Judá é considerado um leãozinho, isto é, ele será vitorioso sobre os seus inimigos e que o cetro, a autoridade, não se afastará dele e que a ele obedecerão os povos.

As características de um Leão.

O leão é um animal forte, ágil, corajoso e não se intimida em enfrentar um adversário. Seu potente rugido assusta os animais que estão por perto. Seu rugido atemoriza seus inimigos. O leão é dono absoluto de seu território, zela por ele e não se deixa apanhar desprevenido, mas está sempre vigilante. Seu rugido diz aos outros animais que aquele território tem dono, tem liderança.

Jesus é o Leão da Tribo de Judá

A primeira comunidade cristã passou a considerar a Jesus como a imagem do Leão da tribo de Judá que venceu o inimigo, foi morto na cruz, mas ressuscitou, derrotando a morte. O evangelho de Marcos é caracterizado pela figura do Leão, que mostra Jesus, o messias esperado, que vem salvar a humanidade. Jesus, o Leão de Judá, rugiu poderosamente diante do poder do mal, declarando a sua derrota. Na Sua ressurreição, Jesus mostrou ao inimigo que Ele é a autoridade, dele é o Governo na terra e que o poder do mal já está derrotado, ele não tem lugar no território de Deus.

O evangelho de Marcos e o Leão da tribo de Judá.

O evangelista Marcos contrapõe o poder do mal simbolizado pelo Império Romano e o poder de Jesus, Leão da tribo Judá, ele assegurará a vitória a comunidade cristã perseguida em Roma. O evangelho de Marcos é representado pelo Leão, pois apresenta Jesus como o Messias, o Leão da tribo de Judá, que iria estabelecer um novo reino sobre a terra o Reino de Deus.