Olá Rian Aparecido de Capão Bonito / RS!

Pergunta frequente diriida ao portal. Já foram respondidas varias perguntas, com diferentes formulações. Deixo uma resposta, que poderá te ajudar na compreensão nesta unidade monetária no tempo de Jesus e que aparece com freqüência nos evangelhos.

As unidades monetárias, de medida e pesos.

Pesos, Medidas e Moedas criam em nós certa confusão quando encontramos estas referências na Bíblia. Por isso é correta a pergunta pela dracma. Afinal que moeda é esta, em que parte do Império Romano estava em uso.

A dracma é uma moeda grega de prata que estava em uso no primeiro século d. C., por isso encontramos referências nos evangelhos exemplo no de Lucas. (Lu 15,8-9) Na frente e verso da dracma ática estava estampava a cabeça da deusa Atena numa face e na outra uma coruja. No período do ministério terrestre de Jesus, embora já existisse a presença dos conquistadores romanos a dracma já tinha seu peso reduzido para cerca de 3,4 gramas. No primeiro século d. C., os gregos equiparavam a dracma ao denário (moeda romana), mas o governo romano calculava o valor oficial do dracma como de três quartos de um denário. Em outras palavras a moeda do conquistador valia mais.

Como estabelecer o valor atual do dracma

A dracma é igual ao denário (moeda dos conquistadores romanos). Eles estabeleceram que o preço de um dia de trabalho para um trabalhador braçal equivaleria a 1 denário. Assim podemos imaginar o que um trabalhador braçal hoje ganha por dia, por exemplo, um trabalhador na coleta de frutas chega a ganhar 50 reais por dia ou uma diarista numa casa de família chega a ganhar 70 reais. (valores que varia de região para região). Esse valor corresponderia a uma dracma.

 

Imagem: Dracma grega