Essa pergunta não é especificamente bíblica, mas provavelmente muita gente se identifica com ela. E poderíamos ligá-la à Bíblia sublinhando o aspecto da oração que você menciona. Somos acostumados a escutar da Bíblia: Pedi e vos será dado! E como é que, às vezes, rezamos e "Deus não nos escuta"?

Faço uma reflexão pessoal, que não quer ser a última palavra. Acredito que temos que entender a oração como um diálogo. A oração não é simplesmente um pedido que espera uma resposta que resolve um problema. Quando temos um amigo em quem confiamos, partilhamos com ele os nossos problemas e ele nos escuta. Só isso já significa tanto. Quem sabe ele também nos ajude a entender a estrada por onde caminhar. Mas para descobrir isso temos que estar dispostos ao diálogo e não pensar que o outro tenha que dizer exatamente o que quero escutar. Nesse caso trata-se de um monólogo.

No seu caso concreto, será que Deus não está dizendo algo que você não quer escutar? Talvez para você a resposta de Deus pode ser uma só, aquela que você está esperando. Outra coisa você não aceitaria. É provável que a resposta de Deus não tá sendo escutada, mas com certeza ele indica a estrada. Sei que você pode muito bem gostar de uma pessoa e que seja difícil abandoná-la. Mas que razão existe em viver dividida, esperando uma situação que você não controla, pois depende também da outra pessoa.

Creio, sinceramente, que você não pode esperar alguém que não é radical e não se decide por você. Amor verdadeiro não aceita divisão. Não existe amor verdadeiro pela metade.

Espero que você tenha bastante serenidade para seguir sua vida, buscar a felicidade ousando, trilhando novas estradas. Nisso você pode ter certeza que conta com a força de Deus, que encontra na oração, na fé.