Olá Jorge Sereno de Santos / SP!

Samuel (em hebraico שְׁמוּאֵל) foi um líder importante na História de Israel. A sua história é contada na Bíblia, no chamado Livro de Samuel.

Era filho de Elcana com Ana e morava na região de Efraim.

Terá sido o último dos juízes de Israel, e o primeiro dos profetas registados na história do seu povo. Terá ungido os seus dois primeiros reis, Saul e David. Poderá ter vivido algures por volta de 1095 a.C..

Samuel sacerdote:

Por um voto de sua mãe Ana que concebeu pela intersecção de Iahweh  um filho, o consagrou ao senhor e depois que o desmamou o entregou ao sacerdote Eli, e ele passou a servir no templo. Primeiro livro de Samuel 1, 19 - 2,11

Samuel Profeta:

Samuel era um homem polivalente, abençoado por Deus, alem do sacerdócio no templo de Jerusalém, profetizava em favor de Iahweh, 2 Sm7,2-6.

Samuel como Juiz em Israel.

Samuel desempenhou um papel decisivo na formação de Israel da primeira monarquia de Israel. 2 Samuel 8. Em seu tempo exerceu o serviço de Juiz em Israel por vários anos. Chegou ao ponto de coroas os primeiros Reis de Israel mas não foi Rei.

Vejamos Samuel 7,15:

“Samuel julgou Israel todos os dias de sua vida. Cada ano ele visitava Betel, Guilgal e Masfa e julgava a Israel em cada um desses lugares.”(2Samuel 7,15-16) Bíblia de Jerusalém.

 

Elcana e Ana levam uma túnica ao pequeno Samuel em serviço no Templo