Olá Maria do Carmo Silveira de Brasília / DF!

Se a pergunta ser refere à genealogia de Jesus no primeiro capitulo de Mateus  verso 16 onde fala:

“16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da  qual nasceu Jesus, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo”. (Mateus 1,16) Bíblia de Jerusalém.

Podemos dizer que sim. Conforme o que está escrito em Mateus, na compreensão do texto confirma a sua pergunta: José nasceu antes de Cristo.

Problemas de interpretação do Texto.

No evangelho de Mateus encontramos o Jacó como pai de José, mas no evangelho de Lucas na genealogia de Jesus aparece o nome de José como filho de Eli (Lucas 4,23).

Como explicar está controvérsia?

Entre as muitas soluções que os estudiosos da genealogia de Jesus falam a mais antiga e com a aceitação da grande maioria dos autores modernos, é aquela que encontra fundamentos na lei do Levirato judaico (deuteronômio 25,5-6) que diz. Se dois irmãos vivem juntos sendo um casado e vem a falecer sem ter descendência, o outro irmão deve casar-se com a viúva, e o primogênito  deste segundo matrimonio, deve considerar-se filho do defunto. A partir desta lei do Levirato pode-se entender que Eli morreu sem filhos e Jacó seu irmão casou-se com a viúva, e o filho nascido deste matrimonio, José era também segundo a lei judaica filho de Eli. Portanto segundo Mateus Jacó seria o Pai carnal de José e Eli segundo Lucas o pai legal.