Olá Rosana de Alvarda!

Embora a pergunta já foi respondida no portal, e muitas pessoas tem dúvidas com respeito das datas, do local etc, do nascimento de Jesus, motivadas pelo enorme número de informações errôneas, aproveito e deixo-te rapidamente algumas considerações como resposta. Recomendo a leitura de perguntas e respostas sobre o Natal e artigos que foram colocados no portal, na pasta “Textos sobre o Natal. É só clicar a direta da página de abertura do Portal.

Em todo mundo, milhões de pessoas celebram no dia 25 de dezembro o aniversário de Jesus Cristo. Mas a verdade é outra ele não nasceu num dia 25 de dezembro. Muitos estudiosos afirmam que esta data foi oficializada para combater a outra festa pagã romana. Assim esta teoria afirma que a data tenha sido escolhida para se contrapor à principal festa religiosa dos romanos, do Sol Invencível, que se dava na noite do dia 24. Nesta data, no Império Romano celebravam o solstício de inverno, quando acontecia a noite mais longa do ano.

 

Lembramos ainda que para nós civilização cristã o ano de nascimento de Jesus, marca o início da contagem do nosso calendário - afinal, estamos a caminho do ano 2015 em poucos dias, "depois de Cristo" esta contagem provavelmente está errada.Olhando o Novo Testamento e o que os evangelhos nos dizem eles não fornecem datas precisas, apenas indícios. Para esta determinação do ano devemos ter em consideração, a diferença de calendários adotados por judeus e romanos desta época. Tanto o evangelista Lucas quanto o evangelista Mateus relatam que Jesus nasceu durante o governo do Rei Herodes, o que provavelmente situaria o nascimento entre os anos 6 e 4 a.C. (antes de Cristo).

Consulta:

No portal abiblia em 24.12.2014 – Fala das questões sobre o Natal:

http://www.abiblia.org/ver.php?id=1202#.VJxc92AAEE