Olá Sonia, Monte Sião / MG!

Este é o dilema de muitas pessoas. Fazem promessas e depois não conseguem cumprir. Mas nem tudo está perdido, poderemos encontrar um meio de pelo menos amenizar a preocupação de não ter cumprido uma promessa.

Vamos buscar a inspiração nos textos da Bíblia Sagrada. Que poderão nós ajudar.

O que a Bíblia fala de promessas!

Na Bíblia encontramos muitas passagens que nos falam de promessas tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento. Para ilustrar citamos alguns textos: O primeiro vem do livro do Genesis na promessa de Jacó:

“Se Deus for comigo, se ele me guardar durante esta viagem que empreendi, e me der pão para comer e roupa para vestir, e me fizer voltar em paz casa paterna, então o Senhor será o meu Deus. Esta pedra da qual fiz uma estela será uma casa de Deus, e pagarei o dízimo de tudo o que me derdes” (Gn 28,20-22).

No livro dos Números encontramos esta outra promessa:

“Se oferecerdes ao Senhor alguma oferenda de combustão, holocausto ou sacrifício, em cumprimento de um voto especial ou como oferta espontânea…” (Nm 15,3).

Alguns salmos exprimem os votos ou as promessas dos orantes de Israel (Sl 65, 66, 116)

O texto Bíblico cita recomendações para que se cumprisse o voto ou a promessa feita.

“Mais vale não fazer voto, que prometer e não ser fiel à promessa” (Ecl 5,4).

É certo que as promessas não obrigam Deus a nos dar o que Ele não quer dar, pois sabe o que é melhor para nós. Jesus mandou pedir e com insistência.

Qual o sentido de uma promessa!

As promessas nada têm sentido mágico, não podem ser “comércio” com Deus; pois não se destinam a querer obrigar a Deus fazer que nossos pedidos aconteçam isto é “dobrar a vontade do Senhor.

Não cumprir uma promessa

Às vezes os fiéis prometem até coisas que não conseguem cumprir. Este fato é muito comum acontecendo por falta de condições físicas, psíquicas ou financeiras, e depois do acontecido passam a ter medo de um castigo de Deus. Ainda encontramos pessoas fazem uma promessa para que outra pessoa a cumpra, mesmo sem ter falado com ela, sem o seu consentimento. Muitos pais por excesso de cuidados aos seus filhos e querendo o bem deles fazer promessas para os filhos cumprirem.

O verdadeiro sentido da promessa

Deus ao determinar que nos daria as graças necessárias nesta vida, incluiu no Seu desígnio a colaboração mediante a oração freqüente, o sacrifício e as obras de caridade cristã, etc. Deus certamente esta atendendo aos nossos pedidos e promessas mas leva em conta as orações que Lhe fazemos. Somente assim, as promessas têm valor para Deus e tem valor para nós. A parte do nosso esforço alimenta o nosso fervor; exercitam o amor a Deus; e isso é valioso. Uma promessa bem feita pode nos abrir mais à misericórdia divina e o perdão de nossos pecados.

Promessas não cumpridas qual a solução

Encontramos uma resposta nos próprios textos bíblicos para esta questão que preocupa tantas pessoas. Os textos bíblicos prevêem a possibilidade da mudança dos votos (ou promessas) por parte dos sacerdotes:

“Se aquele que fizer um voto não puder pagar a avaliação, apresentará a pessoa diante do sacerdote e este fixá-la-á; o valor será fixado pelo sacerdote de acordo com os meios de quem fizer voto” (Lv 27, 8; Lv 27,13s.18.23).

Assim a pessoa interessada vai até o responsável pela sua Comunidade, expõe o acontecido e se disponha a cumprir outra promessa que possa ter condições de realizá-la.

Concluindo:

Na busca da ajuda de Deus façamos promessas de práticas que consigamos realmente cumprir e santifique-nos. Jesus no Novo Testamento cita três clássicas promessas que devemos observar: a Oração, a Esmola e o Jejum (Mt 6,1-8).

Sabemos que a:

1 - Oração com fé tem poder diante de Deus, “tudo o que pedirdes a Deus em oração vós o recebereis” (Mt 21,22)

2 - Esmola apaga uma multidão de pecados (1 Pd 4,8);

3 - Jejum liberta o ser humano da ganância e das paixões e a oração nos aproxima de Deus. O próprio Jesus nos deixa o ensinamento que uma multidão de males só pode ser eliminada pela oração e jejum.