Olá Marcio José dos Santos de Salto!

A palavra pomba aparece mais de 30 vezes na Bíblia, com vários significados interpretativos, desde o livro do Genesis até o Apocalipse.

Jesus usou em seus discursos de evangelização a expressão pombas, no sentido de simplicidade. Queria dizer que o discípulo deveria ser experto como as serpentes e simples como as pombas.

De todos os significados, deixo um para seu estudo encontrado no livro dos Cântico dos Cânticos. Em 4,1: (Cântico dos Cânticos 4 fala da Beleza de Israel:

“Como és bela, minha amada, como és bela!...São pombas teus olhos escondidos sob o véu.Teu cabelo...um rebanho de cabras ondulando pelas faldas de Galaad.” (Cântico dos Cânticos 4,1) Bíblia de Jerusalém.

Podemos entender a expressão “olhos de pombas” a atuação e o olhar para a realidade de Israel que envolvia os profetas, os patriarcas, os mestres da Bíblia. No texto quando fala “são pombas teus olhos” esta indicando os guias os mestres das Escrituras, aqueles que ensinam aos simples as verdades de Deus estes são como as pombas.

E quais são as características de uma pomba?

A principal característica de uma pomba é a simplicidade, (Jesus em seu discurso já utiliza este significado é a fragilidade, a gentileza.

A expressão “são pombas teus olhos” são os aspectos básicos em ter bons olhos, para sermos bons guias das pessoas, para podermos ser eficazes na hora de ensinar a palavra de Deus.

Outro aspecto a destacar é a simplicidade, a humildade, a mansidão de uma pomba.