Olá Maria de Lourdes do Rio de Janeiro / RJ!

Na bíblia Sagrada encontramos muitos personagem, que foram perseguidos e mortos. No Antigo Testamento encontramos os profetas, que eram perseguido spor falarem a verdade em nome e Deus. Muitos perderam sua vida.

Conforme a pergunta lembro de momento 3 personagens conhecidos do Novo Testamento. Eles em nome do Senhor Jesus, foram perseguidos, encarcerados e perderam suas vidas.

Coloco apenas alguns dados, já que conhecemos de sobremaneira a vida e o trabalho destes personagens.

Primeiro Personagem:

Apóstolo Pedro: No evangelho de João 21,18 sugere que Pedro morreu na cruz de cabeça para baixo. Isor aconteceu no tempo da perseguição do Imperador Nero, por volta do ano 64.

Segundo Personagem:

Apóstolo André :A tradição do martírio desse apóstolo está ligada à ‘cruz de santo André’, em forma de x, presente na bandeira da Escócia. Portanto teria sido crucificado numa cruz em forma de x. Foi martirizado em Patras na Grécia.

Terceiro Personagem:

Apóstolo Paulo, não conheceu Jesus e segundo a tradição, Paulo morreu durante a perseguição de Nero, sendo decapitado provavelmente no ano 67 depois de Cristo, em Roma. Segundo os Atos dos Apóstolos, Paulo terminou seu apostolado em Roma, quase como em uma prisão domiciliar (Atos dos Apóstolos 28,16).

Várias informações dos Padres da Igreja falam do martírio do apóstolo Paulo. Clemente Romano, cerca de 40 anos depois da morte de Paulo diz que ele morreu por mão dos romanos, mas não diz nem lugar e nem data e tão pouco o modo. Um século depois, Tertuliano diz que ele morreu em Roma, ganhando a coroa do martírio "como João Batista" (decapitado). Eusébio, por volta do ano 325 diz que foi decapitado em Roma sob Nero, dizendo que o martírio de Paulo aconteceu no mesmo dia do que aquele de Pedro. Gerônimo, no final do século IV, diz que depois de ser decapitado, foi enterrado na Via Ostiense, no ano 67 (14º. de Nero).