Olá Ricardo Silva de São Paulo / SP!

São dois personagens da Bíblia que desempenham papeis totalmente diferente. José do Egito, tem uma história muito bonita, mas seu tempo é outro. A história de José se localiza no livro do Gênesis no início da formação do Povo de Deus.

José, pai adotivo de Jesus, esta localizado no Novo Testamento num contexto totalmente diferente, e desempenha outra função, totalmente diferente.

É natural quando estamos iniciando o estudo da palavra de Deus algumas confusões, isto que apresentas na pergunta mostra que ainda que existe confusão no teu estudo quanto a linha do tempo. Recomendo-te fazer uma linha do tempo e nesta linha do tempo colocar os anos e colocar os personagens, sejam eles personagens bíblicos ou personagens reais. A Bíblia esta relacionada ao tempo, e esta relacionada a história da humanidade não existe contradições. Existe um livro que procurar confirmar estes fatos se chama: “E a Bíblia tinha razão”, de Werner Keller.

Recomendo continuar a leitura bíblica diariamente, pois aos poucos os horizontes da compreensão irão se abrindo. O Espírito de Deus agira em você.