Olá Gabriel Batista de Saquarema - RJ

A cada dia chega ao portal alguma pergunta sobre a compreensão do significado do texto do  Apocalipse. Isto atesta que o Apocalipse está sendo lido por muitas pessoas. Isto é bom, poderá ajudar-nos a viver conforme o projeto Divino. A pergunta é pelos “10 dias de sofrimento”.

No apocalipse entender a numerologia é importante para a compreensão. Aqui temos o número 10.

Qual o sentido do número 10 no Apocalipse?

O número 10 está indicando um tempo limitado; uma curta duração. Encontramos o número 10 também em outros livros da Bíblia, por exemplo: (Dn 1,12.14; Ap 2,10). Pode indicar também imperfeição: a besta só tem 10 chifres (Ap 12,3).

Assim numa resposta rápida este sofrimento que a comunidade de Esmirna passa  seria de curta duração.

Qual o motivo dos 10 dias de sofrimento?

A comunidade de Esmirna sofre tribulação e sofre pobreza. Se pode entender que a pobreza da comunidade é motivada pela tribulação. Entendemos esta tribulação com o sendo passageira (seria uma perseguição conforme o versículo 10 descreve), também entendemos que por parte do império romano seria uma tribulação sistemática (incluindo opressão e exclusão da participação da economia da sociedade). Na verdade o que esta acontecendo que os cristãos por não prestarem o culto ao Imperador não receberam a marca da Besta, (identificação) segundo o Apocalipse eles não participavam mais da economia da cidade, eram proibidos de vender seus produtos e comprar. O resultado foi a pobreza e a miséria.

Outro motivo destes “10 dias de sofrimento” a comunidade sofre as calunias dos judeus, que os acusam contra os Romanos, estes judeus se aliaram a política do Império Romano, com isto receberam a marca da Besta e livremente comerciavam.