Olá Elizete de Governador Valadares /MG! 

Encontramos esta expressão “chave de Davi” no livro de Apocalipse de João 3,7:

“... Ao anjo da Igreja em Filadélfia escreve: Assim diz o Senhor, o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, o que abre e ninguém fecha; e fechando ninguém mais abre...” (Apocalipse 3,7) Bíblia de Jerusalém

Igual a carta à igreja em Esmirna, ela era uma comunidade pobre enfrentando perseguição. A carta à igreja em Filadélfia, indica uma comunidade fraca e limitada, dependendo da ajuda de Jesus, para superar a perseguição e o medo.

A Igreja de Filadélfia tinha localização estratégica de acesso entre províncias romanas da Frígia, Lídia e Mísia. Foi fundada pelo rei da cidade de Pérgamo, Atalo, sendo conhecido por sua lealdade ao seu irmão, assim dando origem ao nome da cidade.

O adjetivo “verdadeiro” no início do versículo 7 é usada com freqüência no Novo Testamento, e especialmente nos livros do apóstolo João, enfatiza Jesus Cristo o filho de Deus que executa o projeto divino.

Jesus é aquele que tem o poder de abrir ou fechar o acesso ao Reino de Deus (simbolizado aqui como o reino de Davi), por isso a expressão chave de Davi.

Portanto é Jesus “Aquele que tem a “chave de Davi”, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá.” (Apc 3,7)

Provalmente o que está acontecendo em Filadélfia é que a Sinagoga esta fechando a porta aos cristãos, sendo estes excluídos do reino de Deus. Jesus é aquele que pode intervir, é Aquele que tem a “chave de Davi” e pode abrir as portas do reino de Deus a comunidade.

Concluindo:

Podemos afirmar que a comunidade de Filadélfia era pobre, sem poder econômico ou político, social ou mesmo institucional, porém a comunidade era fiel ao projeto de Jesus, e confiava plenamente que Jesus iria dar a ela ajuda e proteção. Não havia motivos a temer. Sua força e poder estavm em guardar a palavra de Jesus.