Olá Mairim de Valena!

Procurei pesquisa no mundo dos livros para localizar o livro Sofia. O que encontrei e que penso poderá responder a sua pergunta é o livro de História da Filosofia chamado “OMundo de Sofia”, obra realizada pelo auotr de história da filosfia Jostein Gaarder, de origem Norueguesa.

Aproveito uma resenha do livro feita por Valdir e passo para teu conhecimento:

Resenha do Livro – O Mundo de Sofia

por: Valdir Soier Vieira

O Mundo de Sofia

 INTRODUÇÃO

O Mundo de Sofia é uma obra que relata a história da filosofia. Ela foi feita por Jostein Gaarder nascido em 1952, em Oslo. Ele foi professor de filosofia por vários anos de sua vida. E também escreveu outros livros, porem foi com "O Mundo de Sofia" que ele foi premiado na Alemanha. Esse livro já foi vendido para trinta e sete paises. João Azenha Junior traduziu o livro para a língua portuguesa.

 

Jostein Gaarder foi muito feliz em conseguir unir em uma única obra o conhecimento da filosofia em uma interessante estória voltada para os adolescentes.

O título "O Mundo de Sofia", mostra que o mesmo vai se contar a história da vida de uma jovem, ao usar a palavra "mundo" pensamos que entraremos em sua vida, que vamos estar ao seu lado, olhando tudo, suas psiques, suas dúvidas, seus achados... É uma chamada curiosa para os adolescentes – para quem é destinado o livro, (o livro se torna muito bom independente de idade). O tempo todo surge interrogações na vida dos jovens, estão em uma faze de transformação e nada melhor do que um livro como esse para se localizarem.

O livro foi escrito com fácil entendimento uma fácil compreensão. O autor manteve uma ordem, passava um ensinamento de filosofia e logo após falava da vida "real" de Sofia, com isso o livro não se tornou cansativo (chato). O livro deixa o leito curioso para descobrir os vários mistérios que existem no livro, os enigmas que prendem a atenção e a forma humorística do autor escrever a história, principalmente a fala de Sofia. Ele conseguiu transformar a história da filosofia em uma aventura.

O livro começa tendo como título do primeiro capítulo "O Jardim do Éden", que siguinifica o "início". Deus criou o mundo e o habitou com Adão e Eva, que viveram no Jardim do Éden, primeiros habitantes (surgimento). “ (conforme Valdir Soier Vieira)