Mateus, também chamado de Levi, é muito conhecido por nós porque foi um dos autores dos 4 evangelhos. Não é tanto conhecido como apóstolo, mas foi um dos 12 escolhidos por Cristo para segui-lo de perto (a imagem ao lado é uma pintura de Caravaggio, que foca a inspiração do Evangelho).

Sublinhando a sua pessoa, deixando de lado a sua obra (Evangelho segunto Mateus), ele foi um cobrador de impostos (publicano), ou seja, era alguém que cobrava taxas, em nome dos romanos que ocupavam a Palestina no tempo de Cristo. Essa sua profissão não lhe dava muitas amizades, pois estar a serviço de um governo estrangeiro não era uma coisa bem vista pelos conterrâneos. Além disso, lidava com moedas que tinham as imagens dos imperadores romanos, coisa não tolerada pelos religiosos tradicionais em Israel.

Os evangelhos falam de Mateus, remarcando principalmente a sua chamada. Marcos diz que Jesus passou próximo de Mateus e simplesmente disse: "segue-me." E Mateus (Levi) se levantou e o seguiu Marcos 2,14). Depois se conta também de um banquete oferecido pelo apóstolo a colegas cobradores de impostos ao qual convidou Cristo. Foi nesse banquete, onde Jesus era criticado pelos tradicionalistas porque estava comendo com pecadores, que disse: "Não são os que t~em saúde que precisam de médico, mas os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores (Marcos 2,15-17).

Em relação às qualidades de Mateus poderíamos frisar especialmente duas:

A resposta à vocação: Ele seguiu imediatamente a Cristo. Não hesitou ao chamado do Mestre, mas se mostrou pronto, disponível.

Aberto à inspiração: foi um dos autores dos evangelhos e para tanto esteve atento ao Espírito Santo, que o inspirou. Soube ouvir a mensagem de Cristo e tranmiti-la a todo o cristianismo.