São muitas as perguntas sobre o principal dos apóstolos que temos em nossas cabeças e as quais a Bíblia não responde. Graças aos textos dos evangelhos sabemos que:

  • Era casado - a sua sogra é mencionada nos Sinóticos (Mateus 8, Marcos 1 e Lucas 4)
  • Era pescador (Mateus 4,18)
  • Morava em Cafarnaum
  • Foi o primeiro a ser chamado por Cristo, junto com o irmão André (Mateus 4,18-20)

Outras respostas poderíamos deduzir dessas informações: esteve com Jesus por 3 anos, o tempo do seu ministério público; era galileu, pois Cafarnaum, que fica às margens do Lago, é uma cidade da Galileia, que é uma região.

Outras perguntas que você põe ficam em aberto. Não temos dados para respondê-las. Não sabemos nada sobre em que etapa da sua vida os fatos aconteceram, isto é, não sabemos quantos anos ele tinha quando foi chamado por Cristo. Também não sabemos, além da informação sobre a sogra, nada sobre sua família: o nome da esposa, se teve filhos e como se chamavam. Uma menção de Paulo em 1Coríntios 9,5 insinua que os apóstolos evangelizavam acompanhados pela própria esposa, mas não é explicitamente mencionado Pedro e a sua esposa.

Não tem nada escrito na Bíblia também sobre o fato que ele morreu, crocificado, em Roma. Isso é uma notícia dada pelos padres da igreja, muito cedo, mas fora da Bíblia.