Olá Evanice de Indaiatuba / SP!

Passamos a responder a sua pergunta a partir da narrativa da parábola a dracma perdida.

O texto não fala onde estava a dracma, mas simplesmente fala como a mulher encontrou a dracma que estava perdida. Vejamos primeiro o texto: de Lc 15,8:

“Ou qual a mulher que tem dez dracmas e perder uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente até encontrá-la?” (Lucas 15,8) Bíblia de Jerusalém.

Embora não vai ser o texto que vai nos dizer onde estava a moeda, a arqueologia, nós fornece uma compreensão maior.

1 – a mulher acende uma lâmpada, A mulher faz aquilo que é necessário para poder ter visibilidade do chão. Sabemos pela arqueologia que a cidade de Cafarnaum era formada por casas pertencentes a clãns familiares, um sistema de casas  com  peças viviam o patriarca e os filhos, solteiros e casados. Para o lado de fora não existiam janelas e No centro onde estava a cozinha com um fogão comum para todos existiam as portas dos quartos e janelas. Portanto o interior da casa era escuro, ou com pouca iluminação. Isto dificultava encontrar a moeda.

2- o texto fala a mulher varre a casa. Esta é outra maneira de se encontrar a moeda. O piso das casas era de pedras irregulares, com frestas ao meio. Muitas moedas caiam no chão e entravam nestas frestas. Só com muita paciência e calma se encontrava novamente a moeda.

3.- Devido a este dificuldade em encontrar, o texto conclui que a mulher ao encontrar a moeda, que deveria estar escondida em uma desta frestas, se alegrava e contava para suas amigas. Certamente foi assim.

Nota: Os arqueólogos Franciscanos formaram a maior coleção de moedas da Palestina, encontradas nas frestas das pedras das ruas das cidades em que fizeram trabalhos arqueológicos. Ex.: Cafarnaum, Nazaré, Fortaleza de Maqueronte, Herodium etc.

Estas moedas com inscrições e efígies de personagens, datavam a época do povoamento destas cidades.

Imagem: Casa de Pedro em Cafarnaum. Pedras de Basalto origem vulcânica (são pretas) o piso é feito de pedras irregulares, com muitas frestas. Explicam a perda da dracma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Modelo de uma casa em Cafarnaum