Olá Kelly Galdina da Silva de Marechal Cândido Rondon /PR!

Adonai tem origem no hebreu com o significa "meu Senhor". É o nome de Deus usado no Antigo Testamento, porque para os hebreus o nome divino de Javé (Yahweh) por respeito, não se devia pronunciar. Assim no texto bíblico quando aparece Javé os hebreus substituem esta pronuncia e lêem Adonai. No Hebraico moderno, adonai é usado cotidianamente por todos expressando o significado de Senhor. É um nome de tratamento, e chamamos uma pessoa de Senhor, fulano de tal, por respeito.

Portanto pronunciando na leitura bíblia, Adonai, estamos  substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé. Assim, sempre que o tetragrama surge em um texto bíblico, ele era lido como "Adonai". Este mesmo tetragrama é lido por  HaShem, que  diz "O Nome".

O tetagrama é formado de tal maneira, que não se pode ler em hebraico, para que não se incorra no erro de ler o nome de Deus e desrespeitá-lo.

Da palavra Adonai  encontramos outras derivações como: por exemplo: Shalom Adonai significando "a paz do Senhor". Trata-se de uma saudação muito comum e tem como resposta "Adonai Shalom".

A expressão "Adonai Kadesh" significando "O Senhor é Santo".

 

Imagem: Do nome Adonai em hebraico.