Olá Irani Nunes de Califórnia / PR!

Pelos Atos dos Apóstolos temos conhecimento de 4 viagens missionárias de Paulo. A quarta viagem é a chamada viagem da sua prisão em Roma, considerada também viagem missionária.

Olhando as biografias de Paulo encontramos duas viagens de Paulo a Roma. A primeira viagem de Paulo a Roma ele permanece preso em prisão domiciliar com guarda de soldados e permissão para pregar. Assim aconteceu está viagem de Paulo a Roma: A Viagem de Paulo para Roma encontramos nos Atos  dos Apóstolos 27,1 – até 28,31.

Nesta viagem Paulo  foi entregue a Júlio, um centurião romano que fazia guarda, e viajou com ele Aristarco de Tessalônica e seu companheiro Lucas.

O roteiro da viagem foi: Porto de Sidônia, ilha de Chipre, terra de Cilicia e Mirra, chegaram com dificuldades em  Bons Portos, na ilha de Creta, o inverno começava e os ventos eram fortes.

Foram até Fenice, na mesma ilha de Creta para passara o inverno. Na costa de Creta, um vento forte (Euroaquilão) levou o navio para o sul, na direção da África

Sofrem Naufrágio no Mediterrâneo. Eles lançaram a carga de trigo no mar. Os marinheiros tentaram guiar o navio até a praia, mas encalhou nas águas rasas do mar e o navio começou a quebrar no mar.Todos chegaram vivos à terra.

As vítimas do naufrágio permanecem na Ilha de Malta até primavera. Depois de invernar em Malta, eles embarcaram num outro navio para Roma. Pararam em Siracusa, Sicília, e depois foram a Régio (no sul da Itália), e então chegaram em Putéoli. Em Roma foi permitido a Paulo morar numa casa alugada com guarda de um soldado  e permissão para pregar. Paulo continuou por dois anos como prisioneiro em Roma, É bem provável que Paulo tenha escrito as cartas aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses e a Filemom durante estes dois anos em Roma, estes escritos são chamadas de cartas da prisão.Foi libertado em 63 dC.

Segunda viagem de Paulo a Roma em 66 sendo preso e no ano de 67 decapitado em Roma.

Com a liberdade adquirida da prisão de Roma em 63 D.C. provavelmente Paulo foi até a Espanha, retornando circulou na região de Éfeso. Em 66 retorna a Roma e foi preso na chamada perseguição do Imperador Nero aos cristãos.

Foi decapitado nos arredores de Roma no lugar chamado de “Acque Salvie”.

Concluindo:

Da Biografia de Paulo se pode afirmar que ele fez duas viagens a Roma. A primeira viagem foi como prisioneiro sendo acompanhado por centuriões Romanos e que depois de cumprir  a penas impostas pelo Império Romano foi libertado.