Olá Mara Silvia Bombarda de Ribeirão Preto / SP!

A pergunta pela localização da Arca da Aliança que se encontrava no Templo de Salomão e representava a presença de Deus é uma pergunta que tem fascinado teólogos, estudiosos da Bíblia e arqueologistas por vários séculos da história da humanidade.

Com todo este empenho e causando preocupação para inúmeras pessoas e grupo de tementes a Deus a Arca da Aliança se tornou uma legenda, (até filmes buscaram criar histórias do empenho e trabalho em encontrar a Arca da Aliança). Também grupos organizados de Universidades e equipes de arqueólogos tentaram em expedições arqueológicas encontrar o derradeiro lugar da Arca da Aliança que se encontrava no Templo de Jerusalém. Mas até hoje nada de definitivo, de lugar preciso e determinado para a Arca da Aliança veio a luz e ao nosso conhecimento. Tudo o que se passa nesta busca pela localização da Arca são probabilidades.

Nomeamos algumas suposições para a localização da Arca que encontramos nas leituras para responder esta questão.

Última vez que a Arca da Aliança é citada nas escrituras:

Reinava o Rei Josias e ele disse aos levitas: A passagem bíblica deste episódio esta em Crônicas 35,1-6.

”3Depositai a Arca santa no Templo construído por Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Já não precisais transportar nos ombros”...... (Crônicas 35,1-6) Bíblia de Jerusalém.

Passados quarenta anos o Rei Nabucodonosor da Babilônia conquistou Jerusalém e assaltou o Templo. Retornou 40 anos depois e levou tudo do Templo de Jerusalém queimando a cidade e o Templo e tudo o que havia sobrado. A partir destes fatos começou-se a perguntar para onde foi a Arca da Aliança. Nabucodonosor levou junto com os outros objeto de ouro e prata para serem fundidos na Babilônia? Foi queimada junto com o Templo?  Os levitas esconderam a Arca como aconteceu na invasão do Faraó Sisaque do Egito durante o reinado de Roboão? Por que o Rei Josias teria pedido que os Levitas devolvessem a Arca tantos anos depois, se eles não a tivessem em sua posse em primeiro lugar?

A construção do terceiro Templo em Jerusalém.

Grupos religiosos radicais em Israel liderados pelos pelo rabinos Shlomo Goren e Yehuda Getz, estão preparando a construção do terceiro Templo em Jerusalém e acreditam que a Arca está escondida embaixo da Montanha do Templo e foi lá enterrada antes que Nabucodonosor pudesse roubá-la. Inclusive já ouve tentativas de invasão da área do Templo por estes grupos radicais, tendo sido contidos pela Polícia Israelenses. O Status de lugar sagrado para os muçulmanos torna a situação muito delicada e beligerante.

Este Templo do Monte é onde se encontra atualmente a Cúpula da Rocha, mesquita sagrada de Jerusalém pertencente aos muçulmanos, e a comunidade muçulmana que vive em Jerusalém, um quarto da cidade velha, e se recusam a deixar que o território seja escavado para tentar achar a Arca. Devido a estas barreiras políticas e religiosas entre judeus e muçulmanos não podemos saber se os rabinos estão corretos ou não.

Completando a resposta:

Encontramos no livro do Êxodo 25,10 a descrição de como deveria ser a Tenda e sua mobília e a Arca. Para a Arca encontramos a seguinte citação em Êxodo 25,10:

“Farás uma arca de madeira de acácia com dois côvados e meio de comprimento, um côvado e meio de largura e um côvado e meio de altura.11 Tu a cobrirás de ouro por dentro e por fora, e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor.Fundirás para ela quatro argolas de ouro que porás nos quatro cantos da arca....” (Êxodo 21,10-12) Bíblia de Jerusalém.

Nota: 1 côvado equivale a 44 centímetros.

ARCA DA ALIANÇA em metros ou centímetros:

Tamanho da Réplica do Original da arca da aliança conforme as descrição da Toráh (pentateuco) no livro do Êxodo 25,10 com o tamanho extraído direto do original 2,5 côvados de comprimento, 1,5 côvados de largura e 1,5 côvados de altura.

Equivalente no sistema métrico decimal:

1,23 mt de comprimento

74 cm de altura

74 cm de largura.

A réplica da Arca da Aliança no Templo de Salomão em São Paulo IURD

Acompanhamos pela Televisão a inauguração, majestosa e com a presença de grande número de autoridades inclusive a presidente do Brasil Dilma Rousseff, deste templo chamado de Salomão pela IURD. Além de ser majestoso, procuraram imitá-lo em muitos aspectos. Lembro a entrada da réplica da Arca da Aliança introduzida no Templo sendo carregado por Pastores vestidos conforme os levitas do Templo de Salomão, observando a descrição Bíblica. Ainda paira no ar os verdadeiros motivos religiosos que empolgaram milhares de fieis pertencentes aos quadros da IURD, e que fizeram doações para que a obra fosse erguida na cidade de São Paulo. Só o tempo poderá no futuro nos dar uma resposta da validade desta iniciativa. Embora sabemos que a Igreja Universal em poucos anos cresceu extraordinariamente não só no Brasil mas em todo o mundo. Sua presença no cenário religiosos nacional é expressivo causando preocupação pela repercussão do trabalho evangelizador a muitas igrejas

 

Imagem: Templo de Salomão IURD, São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Momento que a replica da Arca da Alinça entra no Templo de Salomão IURD, São Paulo.