Olá Ângelo de Francisco Morato / SP!!

Procuro responder a expressão “sentimento faccioso” na Carta de Tiago 3,14, permanecendo no quadro da perícope em que a expressão está inserida. Assim a Carta de Tiago 3,14 descreve:

“14Se, pelo contrário, tende em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade.” ( Tiago 3,14) Bíblia Almeida.

A Inveja: destrói a verdade e nos afasta de Deus

Assim podemos entender a expressão “sentimento faccioso” este sentimento se encontra no coração do homem e o mau uso da língua tantas vezes tratado nesta carta torna evidente este mal “...sentimento faccioso em vosso coração...”.

Buscando o significado para faccioso, nas concordâncias e enciclopédias encontramos a palavra grega (Eritheia) vocábulo feminino com o significado de egoísmo, rivalidade egoísta, ambição egoísta. Esta palavra verdadeiramente significa o vício de um partido criado para o seu próprio orgulho, o querer ser mais que os outros, criando facções. É a característica cultivada pela da ambição partidária, o orgulho faccioso.

A compreensão da expressão vem da resposta a esta pergunta: “Quem entre vós é sábio e entendido?”, quem na comunidade pode ser considerado sábio nas verdades divinas.

A prova para aquele que é sábio e entendido vem deste modo: “Mostrando seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria”

O texto continua com uma pequena conclusão “Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração...”.

Constatamos neste versículo que o apóstolo Tiago chega a uma conclusão, e aponta os elementos que consta do coração daqueles que se acham sábios e entendidos.

Observe que o argumento fica inconsistente quando se tenta combinar a primeira e a segunda parte do versículo ao se enfatizar a partícula condicional ‘se’: “Mas, ‘se’ tendes amarga inveja, e sentimento faccioso...”, e; “...não vos glorieis, nem mintais contra a verdade”.

O indivíduo pode se gloriar de uma alta posição, porém, jamais alguém vai querer se gloriar de ser invejoso e faccioso. A Bíblia Vida Nova da Editora Vida Nova comenta o seguinte: “Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade”. Para enfatizar a partícula ‘se’, trocam o ‘não’ pelo ‘nem’, o que dá a entender que alguém não se gloria em ser invejo e faccioso . Afinal estás se gloriando de que? Do cultivo da inveja? Da criação de facções na comunidade. Não é isto que o apóstolo Tiago quer ressaltar para que a comunidade viva.

Consulta:

TAMEZ, ELZA, Diccionario Conciso Griego-español Del Nuevo Testamento, Sociedade Bíblicas Unidas, editorial Caribe, Stuttgart, West Germany, 1978.

RIENECKER, FRITZ – ROGERS, CLEON, Chave lingüística do Novo Testamento grego, Editora Vida Nova, São Paulo, 1985.