Olá Rejane Goes de Figueiredo de Rio B onito / RJ!

O personagem Paulo aparece muito vezes nos escritos do Novo Testamento, em suas 14 cartas e nos Atos dos Apóstolos que poderia ser considerado como Atos de Pedro e Paulo. Outros discípulos de Jesus não mereceram tanto espaço nos escritos como eles. Cito o exemplo de Barnabé que iniciou o trabalho missionário com Paulo, e pouco foi escrito. De Paulo muito está escrito, muitas considerações sobre sua. Aqui no portal inúmeras perguntas foram respondidas, formuladas de jeitos diferentes. Com esta pergunta o espinho da carne em Paulo não foi diferente. Na realidade a pergunta não deixa de ser intrigante, pois não temos uma explicação clara e objetiva. Respondi varias vezes a pergunta deixando novamente algumas indicações:

Algumas considerações sobre o espinho na carne de Paulo:

 1 - Podemos, inicialmente, supor que o espinho na carne seja espiritual ou mesmo físico em sua manifestação. No primeiro caso, o mensageiro de Satanás, um espírito maligno que atormentava o apóstolo Paulo. No entanto está consideração é contraditória Paulo afirma em 1 Cor 6,19:

"Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós, e que recebestes de Deus" (1Coríntios 6,19). Bíblia de Jerusalém

2 - Temos a alternativa (sou inclinado a olhar com bons olhos esta possibilidade) de que o sofrimento seja a perseguição que o apóstolo sofria por parte dos seus adversários. Fortalece esta tese o fato de que Paulo escreveu espinho na carne em contexto de perseguições vindas dos adversários. Ele fala contra os judaizantes, falsos apóstolos, em vários momentos, recordamos em 2 Cor 11,13

"Esses tais de falsos apóstolos, operários enganadores, camuflados em apóstolos de Cristo”.(2 Coríntios 11,13)Bíblia de Jerusalém

Lembra Paulo em 2Cor 11, 24 que :

"Dos judeus recebi cinco vezes os quarenta golpes menos um" (2 Coríntios 11,24) Bíblia de Jerusalém.

3 - Outra possibilidade de espinho seria as tentações de modo geral, ou de natureza sexual em particular.

Entretanto os seus escritos atestam o contrário ele mesmo disse a este respeito em 1Cor 7,7:

"quisera que todos os homens fossem como sou" (1 Coríntios 7,7). Bíblia de Jerusalém.

Concluindo:

Embora não saibamos o que seja este espinho na carne que fala Paulo nesta passagem bíblica a atitude de Paulo nos diz que cada dificuldade em seguir a pessoa de Jesus Cristo e no testemunho de seu evangelho pode ser superada. Isto acontece quando nos abrimos à confiança da intervenção divina.

Paulo era Gay?

Nada encontramos por escrito que prove está afirmação. Mas se reconstruirmos a personalidade de Paulo poderemos considerar, que ele se portava e pensava muito diferente dos Gays. O que estou escrevendo é apenas um parecer, uma constatação da leitura dos escritos de Paulo que venho diariamente fazendo desde a minha infância. Nota-se nos textos que Paulo inicialmente foi soldado, perseguiu os cristãos com muita violência. Estava presente no apedrejamento de Estevão. Seu temperamento era sanguíneo, personalidade muito forte, discutia e armava contendas com facilidade. Deixou tudo por Jesus Cristo. Considerava todas as coisas do mundo como esterco em relação da sua opção por Cristo. A parte parenética e moral das cartas é muito incisiva. Segundo meu ponto de vista, Paulo não tinha duas personalidades. Falando e anunciado uma verdade e na prática vivia outra.

Finalizo fazendo de minhas palavras o pensamento do Papa Francisco. As palavras do Papa com respeito aos gays  foi o que até hoje melhor retratou e considerou a questão Gay. Quem somos nós para julgar um irmão nosso? Não podemos nos colocar da frente de Deus. Quanto a Paulo sigo o mesmo raciocínio, penso que não cabe a nós julgar se ele foi, Gay, por que não casou, e que representasse uma coisa e vivesse outra. Cabe Deus julgar, e as indicações que seus escritos nos fornecem mostram um Paulo intrépido pregador do evangelho e dedicado a pessoa de Jesus Cristo, que mudou sua vida.