Olá Aerson J. Paiva de Campinas / SP!!

Para a resposta teremos que nos situar no ciclo de Elias. Passando pelo enfrentamento de Elias com os falsos profetas de Baal. E em 1Rs 19,11-12 está situado no momento em que Elias foge do Rei Acaab para salvar sua vida. Elias vai para o deserto, para o monte Horeb, significativo para o Povo de Deus, pois é o lugar onde o verdadeiro Deus se revelou (Êxodo 3 e 33,18-34,9) e onde a Aliança com Deus é concluída. Assim este episódio de Elias o liga diretamente a sua obra com Moisés. Este mesmo fato nos liga a transfiguração de Jesus, no Monte Tabor onde aparece Moisés e o Profeta Elias (Mateus 17,1-9).

O texto assim se expressa: 1Rs 19,11-12:

11“E Deus disse: Saí e fica na montanha diante de Iahweh. E eis que Iahweh passou.Um grande e impetuoso furacão fendia a montanha e quebrava os rochedo diante de Iahweh, mas Iahweh não estava no furacão; e depois do furacão houve um terremoto, mas Iahweh não estava no terremoto;12 e depois do terremoto um fogo, mas Iahweh não estava no fogo; e depois do fogo o murmúrio de uma brisa suave.”(1Rs 19,11-12) Bíblia de Jerusalém.

No texto aparece os termos terremoto, furacão, fogo, raios (confere Êxodo 19) todos termos conhecido nossos em teofanias de Iahweh. Assim Iahweh se manifestava. Agora com os profetas o jeito de Deus é diferente na manifestação, o texto nos diz que existe intimidade entre Deus e os profetas. O texto assim se expressa, Deus se manifestando na brisa suave, no vento tranqüilo.

Consulta:

MESTERS, Carlos, GRUEN, Wolfgang, O Profeta Elias. Homem de Deus, homem do povo, Paulinas, São Paulo, 1987.

CRB, A leitura profética da História, coleção tua palavra é vida 3, Edições Loyola São Paulo, 1994.

Imagem: Elias no Monte Horeb.