Olá Pedro Silva!

Para responder a pergunta estou com dúvidas. Mas mesmo assim respondo conforme eu entendi a pergunta. Se não é isto que buscas com a resposta favor formular outra pergunta com mais detalhes.

Na pergunta inclui TCC e Bíblia, mas não aparece qual curso. Isto será determinante. Imagino que estejas fazendo Teologia, e queres fazer o trabalho de final de Curso o TCC na área bíblica. Coloco alguns passos que poderão te ajudar:

O primeiro passo.

Para fazer um bom Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) precisas encontrar um bom tema, no caso é um tema Bíblico, que durante o curso te atraiu.

Segundo Passo.

Encontrar um bom professor orientador. Alguém que é esperto na área que sintonize com você e poderá te ajudar no trabalhar. Alguém que não cria problemas com os alunos. Alguém que irá te ajudar de fato! Ouça a opinião dos colegas que já fizeram o TCC, para ver como foi o acompanhamento. Como foi o diálogo com o orientador.

Quarto passo.

Uma vez que o tema está escolhido é a vez de limitar o assunto, cada vez mais. O professor que irá te orientar tem peso enorme nesta fase. Deverás conversar muito com ele. Não comeces a escrever sem antes falar muito com o professor orientador. Não poderá acontecer que fales no início com o orientador e depois só no final com o trabalho pronto... isto é muita presunção e não cai bem para um estudo sério de TCC.

Quinto passo.

Buscar orientação em um trabalho de TCC de conclusão é fundamental. Os professores sabem muito bem desta obrigação que eles têm como professores. Estejas muito atento a este aspecto. Não escolha um professor orientador que tem muitas tarefas, ou muitos trabalhos de TCC, para acompanhar. Eles ficarão distantes de você.

Sexto passo.

Um trabalho de TCC, não se faz sozinho. O estudante de curso superior em final de curso ainda não tem experiência necessária para fazer um TCC sozinho. O orientador é fundamental para bem orientar o aluno. O professor pode sugerir bibliografia, ajudar na focalização das partes do TCC, sugerir profissionais que possam ajudar, etc.

Sétimo passo.

Não adianta ir adiante em vários capítulos sem aprovação do professor, para que não aconteça que o professor orientador, não aprove capítulos e partes, que devam ser suprimidas e já consumiram horas de trabalho. Antes de ir adiante sempre se certifique com o orientador o que devas fazer. Tenhas clareza que estas iniciando no mundo da pesquisa, e o horizonte para você é desconhecido. O professor orientador tem uma visão de conjunto do assunto.

Oitavo passo.

Nos dias de hoje tens um poderoso aliado que é o Computador. Conheças o computador todos os seus recursos. Isto te facilitará enormemente. Podes corrigir, ampliar, cortar, etc. Poderás com facilidade usar notas de rodapé, incluir a bibliografia.

Tudo o que pesquisas procure sempre ter critérios de anotação, deixes registrado, para não perderes tempo na hora da elaboração do texto.

Procures salvar sempre uma cópia em “Pen Drive”, para em caso de algum comando errado depois de horas de trabalho, não se perca o texto.