Olá Edimilson Pereira Brito de

Na verdade não sabemos como Isaías terminou a sua vida, os livros sagrados da bíblia nada citam a respeito de sua morte. Apenas podemos imaginar que tenha morrido como todos os outros profetas enviados por Deus para denunciar os desvios do Povo a Javé. Isaías morreu angustiado vendo seus contemporâneos se afastarem de Deus e não escutarem a voz divina, por ele proclamada.

Quem foi o autor de sua morte?

Ainda preciso de confirmação do que está escrito no livro apócrifo a “vida dos Profetas, escrito no século I d.C, de autor anônimo judeu, que vivia na Palestina afirmando que o profeta Isaías prisioneiro do Rei Manasses, foi condenado a morte, de forma inglória: foi serrado ao meio.

Isaías encontra morte trágica segundo os apócrifos.

O profeta Isaías sendo encarcerado a mandato do Rei Manasses, (considerado um dos piores Reis de Israel, filho de Ezequias) recebe a condenação a morte de forma sangrenta e cruel. Segundo estes escritos apócrifos ele foi serrado ao meio.

Qual a verdade deste episódio da morte de Isaías?

Quanto a forma da "morte" não encontramos registros, esta informação é narrada na tradição rabínica, o informante coloca os detalhes da morte que teriam colocado o profeta Isaías dentro de um tronco de árvore e serrado ao meio. Entretanto, estas tradições narrativas tendem a não ser dignas de confiança.

As pesquisas continuam...

Aquilo que a literatura apócrifa apresenta no livro do século I d.C., Vidas dos Profetas, escrito por um anônimo judeu da Palestina, estou ainda pesquisando, não localizei nas bibliotecas visitadas. Espero encontrar uma resposta mais aproximada da verdade. Como terminou Isaías os seus dias, após cerca de 40 anos de atividade profética?