Olá Jonathan Gonçalves de Lajeado / RS!

A sua pergunta se justifica, pois é algo de novo que aparecem nas genealogias, que na época de Jesus eram colocados os nomes dos homens. A sociedade da época de Jesus era patriarcal.

Não aparece apenas o nome de Raab (sua história é conhecida no livro de Josué 2 no Antigo Testamento), mas aparecem 5 mulheres.

“Os espias foram então entraram na casa de uma prostituta chamada Raab e hospedaram-se ali.” (Josué 2,1) Bíblia de Jerusalém

Quem são estas mulheres?

As primeiras quatro que aparecem na genealogia são mulheres estrangeiras.

Duas delas são consideradas e suas histórias confirmam são prostitutas. São elas Tamar mulher cananeia e (lembra fatos e normas sobre o casamento Judaico) e Raab.

 

Uma destas mulheres a Betsabéia, esposa do general Urias (hitita) concebeu em adultério seduzida pelo Rei Davi, gera Salomão. (Samuel 11)

Outra é Ruth, estrangeira de origem Moabita, casou com Booz. Símbolo dos estrangeiros que se convertem para Javé.

Outra mulher é Maria mãe de Jesus, que cria desconfianças e dúvidas nas pessoas que a cercavam quanto a escolha divina na concepção de seu filho.

O redator do evangelho Mateus quer mostrar nesta genealogia, em que aparecem cinco mulheres, que Jesus faz parte da História limitada e pecadora da humanidade.

Poderiam ter sido escolhidas outras mulheres, muito mais representativas, como Sara, Rebeca e outras,

Mas de uma geração pecadora, e necessitada de Deus, surgiu o Messias esperado, o Emanuel, o filho de Deus.