Pergunta de Talita Gonçalves dos Santos (18/10/2014):

Olá Talita Gonçalves dos Santos !

A pergunta deve se referir ao evangelista Lucas. Neste evangelho na sua abertura, encontramos a sua resposta vejamos em Lucas 1,3-4:

“3 a mim também pareceu conveniente, após acurada investigação de tudo desde o princípio, escrever-te de modo ordenado, ilustre Teófilo, 4 para que verifiques a solidez  dos ensinamentos que recebeste”. (Lucas 1,3-4) Bíblia de Jerusalém.

Concluindo:

Quem é este personagem Teófilo.

Muitos autores debateram com respeito a esta personagem, que aparece na abertura do evangelho. Afinal quem ele era? Existiu de fato? Ou foi apenas um recurso de linguagem. O nome Teófilo vem do grego que quer dizer, “Teo = Deus”, filos amigo, seria na tradução “o amigo de Deus”. Lucas como ele mesmo afirma queria que Teófilo conferi-se a veracidade dos fatos, pudesse conhecer de perto Jesus Cristo e sua doutrina. A leitura do texto sugere que Teófilo seria um alto funcionário do Império Romano, que de fato existiu, convertido ao cristianismo. Se ele possuía a habilidade da língua grega, latina, sua leitura e compreensão, não poderia ser um cidadão comum, ou analfabeto. Lucas queria ele tomasse conhecimento de sua narrativa, com ordem descritiva, narrando os fatos da vida de Jesus. Como era costume da época, certamente Teófilo, teria patrocinado este escrito e depois iria difundi-lo entre seu círculo de relacionamento.