Olá Sidio Alves de Governador Valadares / MG!

Uma questão polêmica que ainda as Igrejas não encontraram uma solução adequada. Existem exceções em algumas Igreja, onde mulheres são pastoras, mas é para confirmar a regra. Toda a regra tem exceção.

Na Bíblia queira ou não se espelha a cultura da época, procura reproduzir a sociedade, e sua cultura. Nos tempos bíblicos a família era patriarcal, tudo era centralizado na figura paterna. A mulher permanecia dentro de sua casa, sem manifestação externa, nem de trabalho, com direitos cortados, e sem perspectivas maiores, não podiam nem estudar.

Assim os escritos bíblicos em seus textos vão confirmando:

- As responsabilidades e encargos de uma comunidade são descritos na Bíblia como de homens.

- Os 12 apóstolos de Jesus Cristo eram todos homens

- Jesus colocou Pedro como chefe do grupo dos apóstolos.

- Os apóstolos foram designados mais tarde para serem evangelizadores e fundadores de comunidades. (Mat. 10,1-4; 1 Tm 3,2- 12)

Para as mulheres encontramos dois tipos de textos. Os primeiros mostram uma mulher que não deve assumir cargos na comunidade.

Em 1Tm 2,11-12:

“Durante a instrução a mulher conserve o silêncio, com toda a submissão.12 Eu não permito que a mulher ensine, ou domine o homem.” (1Timóteo 2,11-12) ) Bíblia de Jerusalém.

Outros textos falam ao contrario mostram mais o que Jesus pensava a respeito da mulher. Ele via a mulher com iguais condições do homem para animar e evangelizar uma comunidade. Paulo tantas vezes criticado, entretanto mostra uma abertura muito grande quanto à participação da mulher.

Homens e mulheres receberam o Espírito Santo no Pentecostes

Em Pentecostes em 33 d.C., o Espírito Santo foi derramado tanto sobre homens como sobre mulheres. Como explicação, o apóstolo Pedro citou Joel 2,28- 29, dizendo:

“Sucederá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei o meu espírito sobre toda carne. Vossos filhos e vossas filhas hão de profetizar, vossos jovens terão visões e os vossos velhos hão de ter sonhos. Em verdade sobre os meus escravos e sobre as minhas servas derramarei o meu espírito, e eles profetizarão.” (Atos 2,17- 18) Bíblia de Jerusalém

Da mesma forma hoje, as mulheres participam devidamente do ministério cristão, ensinando a palavra de Deus. Animando as comunidades, nos cantos, na recepção, no cuidado com os visitantes na manutenção da casa de Deus.