Lúcifer não é um nome que aparece na Bíblia. Apesar disso, por causa já da tradição judaico-cristã, é normal identificar essa figura com Satanás.

Literalmente "Lúcifer" significa "portador de luz" e na tradição latina era ligada a Vênus, estrela da manhã. A ligação com Satanás deriva de uma passagem do profetta Isaías, onde ele fala de forma irônica da queda do rei da Babilônia, especialmente Isaías 14,12: 

Como caíste do céu, ó estrela d'alva, filho da aurora! Como foste atirado à terra, vencedor das nações!

O problema é que a Vulgata, tradução do Bíblia para o Latim, feita por Jerônimo, poucos séculos depois de Cristo, traduziu esse versículo dessa forma:

Quomodo cecidisti de caelo lucifer qui mane oriebaris corruisti in terram qui vulnerabas gentes

Tanto o original hebraico quanto a LXX nesse caso usam o vocábulo "estrela da manhã".

A adversidade entre Babilônia e Israel fez com que a tradição, a partir de Jerônimo, atribuisse ao rei inimigo de Israel o valor de um adversário, assimilando-o ao adversário por excelência, que o Demônio.

 

Satanás

É uma palavra hebraica (Satan) cujo sentido é "adversário", "que se opõe", "acusador em juízo", "contraditor". Em termos de conceito, é a personificação do mal.

A LXX, a tradução grega do Antigo Testamento feita ainda antes de Cristo, traduziu esse termo hebraico com a palavra diábolos, de onde deriva o nosso termo "diabo", cujo significado seria "aquele que divide".

Veja, a propósito de "Satanás", esse excelente artigo já presente aqui no site.