Existe vários níveis de leitura da Bíblia. O mais essencial e fundamental é o contato direto com o texto: abrir o livro e ler o que nele está escrito. Cada página da Bíblia pode ter uma mensagem, pode inspirar um comportamento, pode abrir os nossos olhos e nos revelar Deus. Essa possibilidade está aberta a todos, embora seja essencial ter fé. Sem fé, de fato, a Bíblia é um livro como qualquer outro.

A medida que conhecemos o texto, percebemos que não basta o contato direto com o texto. Somos movidos por uma fé que busca entender. O texto bíblico é difícil, às vezes. Muitos livros, como o de Jeremias, foram escritos há mais de 2 mil anos atrás. Entender o contexto em que foi escrito ajuda muito a entender também a mensagem, a receber a revelação. Por isso, um bom leitor da Bíblia é também alguém que estuda.

Como entender melhor o livro de Jeremias

Retomando quanto dito acima - coisa que vale para todos os livros da Bíblia -, comece lendo o texto. Paralelo a isso, busque uma introdução geral ao livro. Boas bíblias têm, antes de começar o livro, 4 ou 5 páginas que explicam quem foi o profeta, o contexto em que ele viveu. São textos preciosos que nos ajudam a abrir os olhos e a mensagem do profeta fica muito mais clara aos nossos olhos. Pode também procurar introduções na rede, mas preste atenção, pois nem sempre são confiáveis. Você pode inclusive dar uma olhada nas perguntas aqui no site que trataram desse personagem.

Depois de ter lido essas introduções, volte ao texto e veja se a sua percepção da mensagem muda.

Quando mais se aprende, mais se busca. Essa lógica conduziria você a tornar mais exigente o seu estudo. Nessa fase você poderia comprar um livro de introdução ao Profeta, quem sabe participar de algum curso ou outra atividade que esteja ao seu alcance. A respeito de livros, o melhor de tudo é entrar em uma livraria religiosa e pedir um conselho.