Olá Joelma de Juquiá / SP

Os missionarios Robert e Sarah Kalley e a primeira Escola Biblica.

No Brasil, a Escola Bíblica chegou em 1855, com o casal de missionários escoceses Robert e Sarah Kalley.

Fiz uma longa pesquisa e leitura de material que se referia ao histórico da primeira Escola Biblica do Brasil. Fotos não encontrei, talvez tenha que pesquisar mais material, mas uma verdade é esta, os missionarios escoses encontram quantidade de crianças nas ruas de Petrópolis, e com esta começaram a Escola Biblica. Sua audiência não foi grande: apenas cinco crianças que assistiam àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Isto tudo aconteceu na cidade de Petropólis na serra do Rio de Janeiro. Certamente depois passaram para a casa dos missionários, ainda não encontrei fotos de suas residências. Muitos ainda se aproximaram das escolas biblicas para aprenderem um pouco de Inglês, língua materna destes missionários, outros para se alfabetizarem e lerem a Bíblia.

 

O local da Primeira Escola Biblica no Brasil.

 

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu - segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Portanto estes missionários escoceses começaram a Escola Biblica Dominical a  crianças e jovens nas ruas de Petrópolis, Rio de Janeiro, e desse trabalho nasceu a Igreja Evangélica Congregacional. 

Situação atual das escolas dominicais.

Hoje, há no mundo 60 milhões de alunos matriculados em mais de 500 mil igrejas protestantes, segundo a Casa  Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD), o que fez com que a Escola Bíblica se tornasse a maior escola do mundo. Porém, apesar de mais de 150 anos de criação no Brasil, o ensino bíblico ainda capenga, em muitas igrejas muito ainda deve ser feito e organizado.