Olá jherlesson de Goiânia , GO

Este personagem Bíblico do Novo Testamento, autor do 4 evangelho, desperta muita atenção dos leitores da Bíblia. Surgem muitas perguntas. Prova temos no portal, que a cada passo chega uma pergunta sobre ele e seus escritos. Semelhante a pergunta sua, já respondi três vezes e existem muitas outras. Poderás consultar encontrarás muitas informações. Para facilitar, a resposta posso dizer-te que nos textos do Novo Testamento não encontramos nenhuma passagem que fala deste episódio que envolveu o evangelista João. Assim nenhum capítulo ou versículo registram tal acontecimento.

Encontrei muitas histórias de João inclusive esta que foi jogado em um calderão de azeite fervente, nas biografias escritas e publicadas, em Blogs, na internet, ou revistas sem critérios científicos e sem preocupação em citar a fonte. Assim são apenas informações.

Deixo como ilustração parte das respostas a perguntas semelhantes já respondidas no portal. Veja está:

“Está escrito na Bíblia ou não que jogaram João em um tacho de óleo fervendo? ou é dados históricos apenas?” Pergunta de Samuel, São Carlos SP e resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 13/05/2013:

Uma resposta direta e simples seria: negativa, não se encontra nenhuma citação com tal referência.

“O que dizem as biografias de João?”

Somente nas narrativas biográficas sobre a pessoa do apóstolo João encontramos referências que tenham atirado João num caldeirão de azeite fervendo.

Neste site pelo menos duas vezes foi respondida a pergunta, que pode ser consultada para estudo: “Onde eu encontro na Bíblia que João foi jogado dentro de um caldeirão fervendo?” Feita por Carlos, Serra e respondida por Odalberto, em 09/06/2012.

 http://www.abiblia.org/ver.php?id=3975#.UZC07qLyIVA

Uma outra pergunta foi:  “Onde está escrito que João foi condenado a cair em um balde grande com óleo ou azeite quente e não morreu?”, pergunta de Jesais de São Paulo / SP, e resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 13/11/2012. A indicação no site é:

http://www.abiblia.org/ver.php?id=5236#.UZCw36LyIVA

Estas duas respostas poderão ajudar-te a esclarecer a dúvida.