Olá Cimaia / Macapá / AM!

Olha esta pergunta foge do que o portal “abiblia” se propõe, responder perguntas ligadas a Bíblia Sagrada. Pelo conhecimento que possuo o “livre arbítrio” seria um campo de estudo ligado a filosofia, estando ligada a ética. Mesmo assim para não deixar-te sem resposta, coloco alguns conceitos que envolvem este conhecimento humano.

O “livre arbítrio” consideramos uma faculdade inerente ao ser humano, que possui a razão para decidir entre várias possibilidades que se apresentam. Com o “livre arbítrio” entendemos a capacidade de agir de uma forma ou outra, podendo deixar de fazer e agir, sem querer justificar a escolha feita, a não ser o próprio julgamento. Portanto a escolha está dirigida pela vontade: o indivíduo age de certa maneira porque assim quer e sente-se responsável pela própria decisão e tem consciência do ato praticado.

Como a Teologia entende o “livre arbítrio”.

A expressão latina “liberum arbitrium” foi usada largamente nos escritos dos teólogos cristãos. Santo Agostinho e outros doutores da igreja em seus escritos distinguem o conceito de “libertas” (liberdade), que é o estado de bem-aventurança eterna, no qual não é possível pecar. Entendendo-se assim esta capacidade de escolher entre o bem e o mal, como sendo o livre-arbítrio ou seja  "a faculdade da razão e da vontade, por meio da qual escolhe-se o bem, mediante o auxílio da graça, e o mal, pela ausência dela".

Concluindo:

Citando este grande teólogo santo Tomás de Aquino, finalizamos estes conceitos lembrando o que Santo Tomás diz sobre o “livre-arbítrio”.

“Pareça designar um ato, ele é na verdade uma potência ou faculdade, por meio da qual podemos julgar livremente. Assim sendo, tal potência não pode ser confundida com o hábito nem com nenhuma força a ele submetida ou ligada.” (Santo Tomás)