Olá  Gerison Maciel Rodrigues de londrina / PR!

Existem muitas teorias, a respeito da chegada das tribos na Terra Prometida. A resposta a partir destas teorias se tornaria complicada. Respondi há poucos dias pergunta pelos países em que as tribos estavam localizadas. A resposta foi a partir da Bíblia, sem preocupação de novas teorias que estudiosos expõem.

Para esta pergunta da mesma forma coloco um ponto fixo para argumentar que seria a Bíblia Sagrada. As informações que ela nos fornece. Querer responder a partir de outras teorias seria necessário um estudo mais amplo e abalizado.

Em resumo a resposta poderia ser está a Palestina (terra dos Flisteus) sempre defendeu suas fronteiras e o povo de Deus não conseguiu conquistar. Aconteceram muitas guerras.

Falar em Palestina ou terra dos Filisteus é falar dos povos do Mar. Eles viviam da navegação no mediterrâneo e possuíam cidades reforçadas como: Asdod, Ascalom, Gaza, Jafa etc. e não permitiram a posse de suas terras litorâneas pelos hebreus. Estes se estabeleceram nas montanhas, onde foi mais fácil de conquistar e viveram como pastores. Assim a Palestina na época da tomada da terra, permaneceu com suas cidades e território litorâneo e as tribos de Israel fizeram fronteira com elas: Tribo de Judá, Efraim, Manassés, Simeão. Devido à presença destes povos do Mar, Salomão não conseguiu formar uma frota de navios mercantes no mediterrâneo e nem portos para exportação de produtos.

 

Completando:

Os historiadores destes povos costumam chamar os Filisteus com a expressão “Povos do Mar”, vindo das ilhas do mediterrâneo. Os Filisteus se fixaram ao longo da costa oriental do Mediterrâneo, isto é, no sudoeste, na costa do deserto do Neguev e da Sefela (Vale de Sarom). Aí foram fundados vários pequenos reinos: Ashod, Ashkelom, Gaza, Joppa (Josué 13.3). O território ocupado pelos Filisteus era chamado de Filístia, de onde deriva o nome Palestina, que vai do sul do monte Carmelo até o sul de Canaã na direção do Egito. Perigosos eram guerreiros valentes. Não deve ter sido por acaso que o seu nome foi dado a toda região conhecida posteriormente por Palestina, isto é, terra dos Filisteus.

 

A Palestina a partir da época helenística.

 

A partir da época Helenística toda a região que pertencia ao antigo território das tribos de Israel passou a se chamar Palestina.

Entretanto esta região na Bíblia encontramos varias denominações:

 

Terra de Canaã (Êxodo 15,15)

Terra de Israel (1 Samuel 13,19)

Terra Santa (Zacarias 2,16)

Judá (Lucas 1,5)

Terra prometida (hebreus 11,9

Consulta:

PICCIRILLO, MICHELE, Cenni di Geografia Biblica, polígrafo de Geografia Biblica no Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalem, 1982, pág. 2-11.