Olá Rosilene de Cariacica / ES!

A palavra água no hebraico bíblico se pronuncia “mayim”e no grego como “hydor”.

Nos escritos sagrados á água é um dos elementos que causava preocupação em seus habitantes. Água que servia para o consumo humano e para o consumo dos animais. Devido a situação desértica que viviam os povos bíblicos, a água passou a ser um dos elementos da natureza de maior importância. Ela não só representava fator crucial de vida e sobrevivência, mas devido à importância começou a ter significado religioso. Com os rituais religiosos de purificação de abluções e com o cristianismo nos rituais de batismo, a água é usada para limpar purificar a pessoa de seu pecado original.

Falar de água em sentido bíblico seria necessários muitos livros. Nesta resposta apenas coloco indicações fundamentais para entendermos a importância que ela ganhou na questão dos rituais religiosa e na compreensão da palavra de Deus.

Para os habitantes das terras bíblicas nada mais sério do que faltar água. Água é vida em todos os sentidos para os habitantes dos desertos na Palestina de Jesus.

- Os momentos que a Bíblia fala em abundância de chuvas quer nos mostrar as bênçãos divinas e Deus olhando para seu povo.

- Água serve para purificar, limpar, preparar o individuo para a oração (caso no Templo de Jerusalém) - Serve para apagar os pecados, limpando e purificando.

- Encontrar uma fonte de água salgada imaginando que está seria potável causa desespero e induz a morte.

- Os exércitos que sitiavam as cidades em época de guerra tinham como estratégia cortar as fontes de água da cidade. Assim Davi conquistou Jerusalém dos Jebuseus, cortando o suprimento de água. - No tempo de Ezequias em Jerusalém foi construído um túnel monumental, prevendo a invasão estrangeira e era necessário garantir a água.

- Com freqüência a água leva o simbolismo de benção divina. O próprio profeta Jeremias descreve Deus como um manancial de águas vivas. No evangelho de João Jesus passa ser “água viva”, lembrando o encontro de Jesus com a samaritana.

- Jesus foi batizado por João Batista no Rio Jordão.

- O batismo de João Batista no rio Jordão era de conversão e mudança de vida.

- Lembramos que também na Bíblia encontramos a água como símbolo de perigo e de morte. O caso da saída do povo hebreu do Egito e o exercito do Faraó sucumbiu no mar vermelho.

- O dilúvio é outro fato encontrado na Bíblia. Poderíamos aprofundar todos estes textos e ampliar a nossa compreensão.

Deixo para ti o desafio de encontrar mais explicações do sentido da água nas sagradas escrituras. Poderá ler estes textos e aprofundá-los. Desejo bom estudo.