A Bíblia, com todos os 73/66 livros que a compõe, há cerca de 2000 anos, pois o último livro a ser escrito, provavelmente o Apocalipse, teria sido escrito por volta do ano 100 depois de Cristo.

Não é simples responder a sua pergunta por que a Bíblia não saiu de uma editora, mas teve uma geração muito lenta e diferente daquilo que acontece com os livros de hoje. Trata-se de uma verdadeira biblioteca (biblia = livros), que reúne obras de diferentes tempos, escritas por pessoas diversas. Os livros da Bíblia levaram cerca de 1000 anos para serem escritos, na totalidade. E depois de terem sido escritos, cada um teve vida autônoma. Só mais tarde as comunidades começaram a colocá-los juntos, um ao lado do outro. Também esse processo não aconteceu de um dia para o outro.

 

Definição dos livros bíblicos - cânon

Em relação aos livros do Antigo Testamento, já bem antes de Cristo havia uma lista (cânon) dos livros considerados inspirados, mas ela foi definitivamete fixada só cerca de 50 anos depois de Cristo e o critério principal para entrar na lista era que, além de ser importante na tradição do povo, devia ter sido escrito em hebraico.

O processo que levou à lista definitiva dos livros do Novo Testamento foi ainda mais complicado. Nos primeiros tempos, haviam diferentes listas. Cada comunidade incluía certos livros que julgava importante e deixava outros de fora que, invés, outra comunidade julgava fundamental. Essa situação durou por séculos. Só no tempo da Reforma, com as críticas de Lutero, que se "fechou" definitivamente a questão da lista dos livros considerados bíblicos. Isso foi há menos de 500 anos, no Concílio de Trento. Foi nessa época que a Igreja Católica decidiu aceitar como inspirados 7 livros, no Antigo Testamento, enquanto que os protestantes, seguindo a lista dos judeus, os deixaram fora da própria lista.