Olá Claudete de Cabo Frio / RJ!

A resposta encontramos no próprio texto bíblico de Jeremias. Encontramos a passagem no livro de Jeremias 16,1-4 em que Deus proibiu Jeremias de casar quando chegou próximo a idade de casamento. Vejamos o texto de Jeremias 16,1-4:

1 A palavra de Iahweh me foi dirigida nestes termos: 2 Não tomes para ti mulher e não tenhas filho e filhas neste lugar, 3 Porque assim disse Iahweh a respeito dos filhos e filhas que nascerem neste lugar, e a respeito de suas mães que os conceberem e a respeito de seus pais que gerarem nesta terra.4 Eles morrerão de doenças mortais, não serão lamentados nem enterrados; servirão de esterco sobre o solo. Perecerão pela espada e pela fome, e seus cadáveres serão alimento para os pássaros do céu e para os animais selvagens. (Jeremias 16,1-4) Bíblia de Jerusalém.

Nota:

Muitas vezes não apenas ações simbólicas marcam o anuncio profético mas também a própria vida se torna símbolo e sinal. Aqui é o fato de Jeremias. Outro profeta é Oséias e Ezequiel. Entende-se como terrível maldição a ausência de ritos funerais e de sepultamento, como o texto narra.