Olá Dagmar F. Cavalcante de Randonopolis / MT!

Jeremias viveu perto de 100 anos. Está é a idade que os autores colocam para este personagem bíblico.

O nome Jeremias tem o significado vindo do hebraico e quer dizer: = Javé estabelece, Javé envia ou Javé é exaltado.

Autor do livro de Jeremias é o próprio Jeremias. No capítulo 36, 1-2 podemos ler:

“No quarto ano de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi dirigida esta palavra a Jeremias da parte de Iahweh: 2 Toma um rolo e escreve nele todas as palavras que te dirigi a respeito de Israel, Judá e todas as nações, desde o dia em que comecei a falar-te, no tempo de Josias, até hoje.” (Jeremias 36,1-2) Bíblia de Jerusalém.

Era filho do sacerdote Hilquias, sacerdote em Ananote. Aos vinte anos de idade, foi chamado para o ofício profético 627 a.C.

Jeremias é considerado o Profeta chorão.

Todos os comentários que falam dos escritos de Jeremias, colocam esta sua característica: ser o profeta chorão. Nos textos escritos encontramos estes fatos. Segue abaixo o versículo chave para este título (profeta chorão) :

1 Prouvera a Deus a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos numa fonte de lágrimas! Então, choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo! (Jeremias 9,1) Bíblia Almeida e Bíblia Jerusalém 8,23)

O profeta Jeremias em sua vida de profeta encontrou muitas dificuldades. Considerado o profeta sofredor. Entretanto sabemos não foi o primeiro a chorar. Em outras passagens Ana chorou no templo de Jerusalém. Jesus chorou na entrada de Jerusalém. Chorou a morte do amigo Lázaro.

Porque profetizou muita coisa contra os desvios de Israel e se lamentava, sofria com o anuncio das profecias, pois queria que Deus poupasse seu povo. E se lamentava enormemente. Existe um dos seus livros chamado "Lamentações de Jeremias".

Concluindo:

Por todas estas razões é chamado de o profeta chorão. Se lamentava e mediante as profecias que anunciava a seu povo.