Os 4 evangelhos são Mateus, Marcos, Lucas e João. São livros, os primeiros do Novo Testamento, que contam a vida de Jesus, principalmente os 3 últimos anos da sua vida, o tempo do seu ministério, aquilo que ele anunciou, a Boa Nova.

Todos os livros do Novo Testamento têm como protagonista Cristo, mas só os 4 evangelhos tratam, digamos, da sua biografia, da sua passagem aqui na terra. Os outros 22 livros foram escritos e tratam de temas que dizem respeito ao tempo depois da morte e ressurreição de Cristo.

 

De quem são os ensinamentos dos Evangelhos

A Bíblia é inspirada por Deus, mas escritas por pessoas e ou comunidades. Portanto os ensinamentos que lemos nos 4 evangelhos são inspirados por Deus, mas retratam a vida e o pensamento de pessoas, dos 4 autores, que representam uma comunidade. De fato, embora todos os 4 Evangelhos falem da vida de Jesus, cada um tem sua própria particularidade.

Os 3 primeiros evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) contam muitos fatos idênticos, embora com coloração diversas. Lucas, por exemplo, adora sublinhar o amor de Jesus pelos mais necessitados. Talvez essa característica deriva do fato que o autor era médico e tinha uma sensibilidade particular por quem sofria. Por tratarem episódios idênticos, os 3 evangelhos são chamados de "Sinóticos".

João, invés, é muito diferente dos 3 primeiros, embora também ele conte a vida de Jesus. Muitos elementos que estão em João não aparecem nos 3 evangelhos sinóticos: conversa com Nicodemos, a história de Lázaro, as Bodas de Canã, o encontro com a Samaritana, etc. João é muito mais teológico do que os outros e a biografia de Cristo está a serviço da mensagem teológica que o apóstolo quer transmitir.