Olá Denise do Rio de janeiro - RJ!

A história da divisão do Reino de Israel.

No ano de 931 a.C. , tendo morrido o grande sábio o Rei Salomão, o Reino de Israel se dividiu em Norte (passou a chamar-se Reino de Israel e Sul (passou a chamar-se Reino de Judá). A mão de ferro que conduzia o reino e mantinha unida as 12 tribos de Israel desapareceu.

O Reino do Norte chamado Reino de Israel assumiu Jeroboão filho de Nabat (conforme Biblia de Jerusalém em Rs 15,1) tendo como capital Samaria. Este Reino do Norte continha a maioria das tribos de Israel, 10 tribos, e também a maior população. Jeroboão para impedir a ida ao Templo em Jerusalém, mandou construir dois Templos, um em Dã, e outro em Betel.

O Reino do Sul chamado Reino de Judá ficou como outro filho de Salomão Roboão tendo capital Jerusalém. Para o Sul permaneceram as tribos em torno a Jerusalém, Tribo de Benjamin e Judá. Habitam a região montanhosa, árida e seca, menos propensa a agricultura, mas protegida dos invasores do Norte e Sul.

A explicação desta divisão acontecida para o Povo de Deus não é difícil de ser entendida. O Projeto de Deus que foi vivido por mais de 200 anos ensinava a maneira do povo ser feliz e ser bem sucedido na vida. Todos igualmente teriam oportunidade de prosperarem. As pessoas ou grupo de pessoas que não viviam e valorizavam estes novos valores, não seguindo o projeto de Deus começaram a morrer. Compravam outra vez a própria escravidão que tinham vivido na escravidão do Egito. Este abandono do Projeto, faz com que Deus os abandone. O Povo de Deus começa a andar para trás. Começou a decair e cada vez mais estava indo para o fundo do poço.

Consulta:

BRIGHT, J., História de Israel, Nova Coleção Bíblica, n°7, 2 edição, Paulinas, São Paulo 1981, pág.302ss.

DIOCESE DE JOINVILLE, Bíblia Deus conosco, Vozes Petrópolis, 1989, 135ss.