Olá Cristiano Pádua de Goiânia ? GO !

A resposta a pergunta esta mais para a moral cristã responder do que a Bíblia. Entretanto é na Bíblia que vamos encontrar as normas fundamentais para o casamento. O que Jesus ensinou está escrito são verdades incontestáveis, cabem a nós seres humanos somente seguir.

Para a resposta ser entendida devemos cuidar o que diz respeito a denominação religiosa, quanto a questão de casamento. Cada denominação religiosa tem orientações próprias. Este portal segue a moral católica assim a resposta poderá te ajudar ou não depende de tua convicção religiosa.

Para a moral matrimonial católica não existe divórcio, não existe segundo casamento, estando um dos cônjuges vivos. O direito canônico possibilita a anulação de algum casamento religioso por motivos muito sérios e depois de passar por um tribunal eclesiástico e um processo longo.

Assim para dar-te uma resposta, estamos incapacitados, pelo fato que na pergunta fala de divórcio com um dado a mais (esta incluído traição, como motivo de separação).

O que Jesus nos diz no evangelho sobre este caso: vejamos o evangelho de Mc 10,9:

“9Portanto, o que Deus uniu o homem não separe”. (Marcos 10,9) Bíblia de Jerusalém.

Ou ainda outros versículos de Mc 10,11-12:

“11E ele disse: Todo aquele que repudiar a sua mulher e desposar uma outra, comete adultério contra a primeira, e se essa repudiar o seu marido e desposar um outro, comete adultério”. (Marcos 10,11-12) Bíblia de Jerusalém.

Paulo vai mais longe à compreensão dói ensinamento de Jesus em 1Cor 7,10-11:

Quanto àqueles que estão casados, ordeno não eu, mas o Senhor, não se case de novo, ou reconcilie-se com o marido e o marido não repudie a sua esposa !”. (1 Cor 7,10-11) Bíblia de Jerusalém.

No Brasil a aprovação do divórcio e sua oficialização pela votação da Câmara dos Deputados levaram anos com inúmeras discussões. Apesar de que no final tenha sido aprovado, a Igreja Católica continua fiel ao ensinamento Bíblico de Jesus, com respeito ao casamento, como sendo indissolúvel. Entretanto sabemos que muitas denominações religiosas, acatam as leis da nação e devido a isto, aceitam o divórcio, realizando segundo casamento. Cristiano, o debate sobre o assunto é longo, as legislações das nações colocam em suas constituições o divórcio, devido à liberdade de religião. Um país é formado, por todos os cidadãos sejam, ateus, católicos, espíritas, evangélicos etc. Querendo responder a todos a constituição do país aprovou a concessão do divórcio sem medir conseqüências que possa trazer o divórcio. Na atualidade a maioria dos países aprovam o divórcio.

Indicação para leitura:

No portal abilbia.org

http://www.abiblia.org/ver.php?id=7455#.U9ZVvLm5ddg

Pergunta semelhante: “Gostaria de saber quem e divorciado pode casar novamente com outra pessoa?” Pergunta de Elvira, Serra / Esse resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 09/05/2014