Para nós cristãos o rico sentido que tem o Sábado na Bíblia, coisa sempre válida, foi transferido para o domingo. Portanto, observando o repouso no domingo estamos seguindo os ensinamamentos bíblicos.

 

Importância do domingo na vida cristã

Para nós cristãos é o domingo, dia em que se recorda o cerne do mistério cristão, a ressurreição de Cristo (Marcos 16,2; Lucas 24,1; João 20,1) que assume o valor do Dia do Senhor. Esse dia é santificado através da participação no culto da comunidade e do repouso do trabalho.

Essa prática cristã parte primeiro de tudo do fato que os primeiros cristãos se reuniam para a fração do pão no primeiro dia da semana (Atos dos Apóstolos 20,7; 1Coríntios 16,1-2); Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana (Mc 16.9); a visão apocalíptica de João se deu no dia do Senhor, assim considerado o primeiro dia da semana (Ap 1.10); o Espírito Santo desceu sobre a Igreja no domingo (Atos dos Apóstolos 2,1-4).

Ao mesmo tempo, é verdade que o Novo Testamento não menciona qualquer dia da semana para adoração e culto. Mas o nosso domingo nasceu a partir dos elementos da vida dos primeiros cristãos, que, como testemunham os textos, se reuniam, no domingo, para fazer memória da vida de Cristo.

Interrogado sobre o Sábado, Jesus disse: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem por causa do sábado" (Mc 2.27). Também disse: "Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor'' (Mt 12.8). É provável que esse fator de "flexibilidade" em relação ao dia, tenha ajudado aos cristãos a "transportar" tudo quanto vivido no Sábado ao novo dia, o Domingo.

 

Valor do sábado

O conteúdo do preceito do sábado não perdeu o seu valor. Nós cristãos transferimos o sentido teológico desse preceito para o dia do domingo! Não devemos nunca negar o que esse preceito ensina. Jesus e os primeiros apóstolos observaram esse preceito. Eles, porém, inauguraram, ao mesmo tempo, uma Nova Aliança e a tradição da comunidade escolheu o Domingo como o dia que traduz de forma palese essa Nova Aliança, centrando a própria vida na memória da vida, morte e ressurreição de Cristo, especialmente na memória do mistério pasqual.

Não deixe de ler o excelente artigo de Ombretta Pisano já publicado aqui no site: é pecado trabalhar no sábado?