Olá Evandir de Barra do Piraí / RJ!

Localizando o texto bíblico da citação. Encontramos a passagem em João 3,8, apresenta o encontro de Jesus com Nicodemos e abordagem do assunto o novo nascimento pelo Espírito.

“8 O vento sopra onde quer, e ouves o seu ruído, ainda que não saibas de onde vem nem para onde vai. Isso acontece com todo o que nasceu do Espírito”. (Joã0 3,8) Bíblia de Jerusalém.

João joga aqui com o duplo sentido. O vento/espírito é força é movimento é dinamismo. Outro termo que aparece no versículo “ruído”, significa também voz: assim podemos pensar ruído do vento/ voz do Espírito.

É o espírito recebido no Batismo que prepara todo aquele que o recebe para atuar no Reino de Deus, e este serviço não tem fronteiras. Podemos entender que não é a Lei que vem do Judaísmo o caminho verdadeiro para o Reino, como os limites deste reino não as fronteiras de Israel, a sua raça e a tradição judaica. O Espírito de Deus é livre, não está amarrado em nada e em ninguém. Simultaneamente os que nascem do Espírito no Batismo não estão atados nos limites circunscritos de um povo e nem de uma tradição. Como não se podem impor regras ao Espírito também o homem novo gerado por Ele não esta amarrado a regras e a lei, mas vive segundo o Espírito que recebeu e suas obras. Que de todos os frutos do Espírito o principal é o fruto do amor (Gálatas 5,22).

Viver segundo o Espírito produzindo os frutos do Espírito é ser conduzido pelo impulso do Espírito, sem amarradas, barreiras ou fronteiras. A mensagem de Jesus é anunciada em todos os lugares para todas as gentes impulsionadas pelo vento do Espírito.