Olá Cristiano Pádua de Goiânia / GO!

A pergunta sobre a planta com espinhos utilizada pelos romanos para fazer a coroa de espinhos de Jesus pertence ao grupo das perguntas curiosas, que apenas nos acrescentam um conhecimento a mais sobre o episódio. Sobre os espinhos da coroa de Jesus, muito já foi escrito. Nestes dois mil anos a devoção popular, projetou guardar em relicários especiais a coroa de Jesus ou seus espinhos em duas Igrejas. Em Roma, na Igreja da Santa Cruz de Jerusalém que conserva espinhos da coroa e a coroa de espinhos de Jesus que se encontra em um relicário nos Tesouros da Catedral de Notre Dame de Paris.

Opinião de Botânicos:

Para alguns botânicos, os espinhos usados para trançar a coroa de Jesus eram da planta conhecida como Espinheiro-de-Cristo Sírio - Rhamnus spinachristi. Seus galhos podiam envergar com facilidade formando uma coroa.

Outros, afirmam que a coroa foi feita com espinhos da Acácia (os judeus e os egípcios acreditam que essa planta simboliza a imortalidade). Frederick Zugibe, médico-legista, em seu livro “A Crucificação de Jesus”, afirma que os espinhos eram duros, rentes e afiados, chegando a vários centímetros e podem ter sido trançados em forma de boné, pois esta forma de trançar teria permitido que uma quantidade maior de espinhos perfurasse o topo da cabeça, a fronte, a parte traseira e as laterais da cabeça de Jesus, causando maior sofrimento.

Concluindo:

No processo condenatório de Jesus, os espinhos da coroa de Jesus não é o mais importante para nosso conhecimento. Esta pergunta pode se caracterizar por curiosidade, não ajudará na compreensão do mais importante na mensagem de Jesus. Sua morte e Ressurreição para redimir a humanidade do pecado e endereçá-la no caminho a Deus.