Olá José Soares da Silva, São Paulo / SP!

Para começar olhemos o texto bíblico que nos fala desta passagem. Encontramos na segunda carta de São Paulo aos Coríntios 3, 6 esta passagem:

“6Foi ele que nos tornou aptos para sermos ministros de uma aliança nova, não da letra, e, sim, do Espírito, pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida” (Segunda carta de São Paulo aos Coríntios 3,6) Bíblia de Jerusalém.

Buscando uma compreensão desta passagem:

Entendendo a palavra “letra”: aqui se tratando da lei escrita, exterior, a lei que veio do Antigo Testamento. Compara-se esta Lei com a do Espírito, lei interior do Novo Testamento, prática que brota dos sentimentos do coração e não de praticas externas e longe de nos aproximar dos ensinamentos que nos trouxe Jesus Cristo. Uma pessoa se torna ministro do Novo Testamento, não pela letra vinda do Antigo Testamento, mas pelo Espírito de Jesus. Moisés concedeu somente a lei escrita na Tábuas da Lei como proposta de anuncio aos outros, mas os ministros do Novo Testamento, uma vez recebido o Espírito Santo, tem a tarefa de comunicá-lo as pessoas, e recebendo o Espírito amem as pessoas e cumpram a lei, pois a pratica da lei, sem o a força do Espírito, é destituída da graça divina, e em conseqüência mata o praticante da lei para as verdades divinas. Em outras palavras se ensina o que se deve fazer, mas sem propiciar a força da graça transformadora da pessoa humana. Poderemos cair nas amarras da lei, que nos afastam de Deus, ao passo que o Espírito é que vivifica a pessoa humana, difundindo em nossos corações a pratica dos ensinamentos de Jesus.