Olá Gleyce Machado de Vila Velha / ES!

Sobre a personagem Paulo já chegaram até o site inúmeras perguntas. Poderás ampliar teu conhecimento sobre Paulo lendo as respostas que mais te interessam. É muito fácil, no lado direito da primeira página do site tem Assuntos tratados e só clicar e vai te abrir inúmeros temas bíblicos tratados nas respostas, e depois é só escolher.

Olhando os livros de biografia sobre Paulo encontramos no início a sua origem educação, estudos profissão etc.

Queres saber de Paulo antes da conversão.

A educação de Paulo no Judaísmo.

Paulo tendo nascido em um ambiente de cultura helenística, recebeu muita influência do helenismo e dos cultos mistéricos esparramados pela Ásia Menor. Entretanto seus pais não queriam um filho com esta educação, sendo judeus se preocuparam em transmitir a tradição judaica. E sua educação a partir de sua casa foi fundamentalmente judaica. Em Tarso ele aprendeu de seu pai uma arte manual, aquela de fabricante de tendas com peles e cabras (conf. Atos 18,3) e junto com a profissão assimilou o conhecimento da Lei Judaica. Não se sabe se em Tarso, tivesse Sinagoga e junto a ela uma escola para meninos judeus.

Mas seus pais resolveram mandá-lo a Jerusalém para conhecer em profundidade a lei judaica e se tornar um fariseu. Entrou na Escola de Gamaliel, (conf. Atos 22,3) considerada uma escola de interpretação moderada da Lei Judaica, não era uma escola rígida quanto a pratica da Lei. Assim aos pés de Gamaliel ele foi instruído com muita sabedoria no conhecimento da Lei dos Pais; conheceu a Bíblia, o zelo pela observância da Lei, as tradições judaicas e o farisaísmo na interpretação da lei. A hermenêutica dos textos paulinos, muitas vezes aparentam traços do rabinismo, que vieram desta formação em Jerusalém.

As condições jurídicas de Paulo antes de sua conversão a Jesus.

Sabemos que Paulo era Fariseu (conf. Atos 26,5; Fl 3,5), ou mesmo Escriba (tinha feito o curso com Gamaliel que lhe dava o direito de ser rabino), alguns afirmam que era membro do Sinédrio (conf. Atos 26,10), pois votava quando eram acusados os cristãos. Lembramos a morte de Estevão (conf. Atos 7,58;v8,1) e a perseguição aos cristão com um piquete de soldados (conf. Atos 8,3).

Consulta:

ZEDDA, SILVÉRIO, Prima lettura di San Paulo, Tecnograph – Torino, 1964, pág. 28ss.

CIPRIANI, SETTIMO, Le lettere de S. Paolo, Cittadella editrice, Spoleto- It, 1968, pág.14ss.