Olá Brenda de Ferraz de Vasconcelos / SP!

O evangelho que fala desta parábola de Jesus é o Evangelho de Mateus 25, 1-13. É a Parábola das 10 virgens. Tomei a liberdade de colocar que as virgens eram  5 prudentes e as o as outras cinco insensatas.

Nota: na pergunta estava às dez prudentes.....

Aconselho que continues no estudo desta Parábola que é muito significativa. Não faz muito tempo respondi uma pergunta semelhante desta parábola: Quem são as virgens na parábola das dez virgens? O noivo e a noiva? Por quê? Pergunta de Ani, João Pessoa / PB e resposta de Odalberto Domingos Casonatto

Fonte para acesso : http://www.abiblia.org/ver.php?id=3821#.U7PzCrkU9dg

A Parábola das dez Virgens é uma das mais conhecidas parábolas de Jesus. Já ouvimos inúmeras vezes, quase temos gravadas em nossa memória. Esta parábola de Jesus aparece apenas em um dos quatro evangelhos. O Evangelho de Mateus, 25,1-13, apresenta a narrativa da Parábola. A temática da parábola é claramente escatológica: estar preparado para o Juízo Final. Esta parábola foi uma das mais populares durante o período Idade Média, exerceu enorme influência sobre a arte gótica na construção das Catedrais européias, esculturas das imagens das dez virgens encontramos nos portais das catedrais alemãs e francesas de uma beleza vislumbrante.

Catedrais como de Freiburg im Breisgau,

Catedral de Amiens (Notre-Dame d'Amiens),

Catedral de Basel, ca. 1280, Catedral de Bern,

Catedral de Notre-Dame de Paris,

Strasbourg, Saint-Pierre-le-Jeune, igreja evangélica etc...

Uma festa de casamento na Palestina

A narrativa da Parábola acontece em uma festa de casamento, com todos os personagens que envolvem. É costume da região estas festas durarem dias, e o acontecimento principal era o encontro do noivo com a noiva. Para este encontro esperado as amigas da noiva (virgens) permaneciam com a noiva na espera ritual da chegada da comitiva do noivo formada por ele e seus amigos. Após o encontro, a festa tinha o início selando a união matrimonial.

Quem é o noivo da Parábola:

O noivo é claramente Jesus que chega para unir-se a sua noiva, a comunidade cristã (todas as comunidades)

Quem é a noiva:

A noiva é a comunidade cristã.

Quem são as dez virgens:

As dez virgens são as almas cristã, os batizados, os crentes, que estão desposados com Cristo, o esposo único conforme 2 Cor 11,2: Continua.....

Outra pergunta foi respondida pelo Luiz da Rosa: Quem é a noiva na parábola das dez virgens? Pergunta de Caetano Clovis, Rio Largo e resposta de Luiz da Rosa.

Fonte para acesso: http://www.abiblia.org/ver.php?id=5940#.U7PxuLkU9dg